DestaquesGeral

Oktoberfest Blumenau é cancelada pelo segundo ano consecutivo

A Prefeitura de Blumenau anunciou na manhã desta sexta-feira (23), durante uma coletiva de imprensa, o cancelamento da Oktoberfest Blumenau pelo segundo ano consecutivo. A decisão considerou a recomendação de profissionais da saúde, projeções da Covid-19 no município e o surgimento da variante Delta no estado. 

Em 2021, a nossa Vila Germânica seguirá sendo palco de vacinação e cuidados com a pandemia, que ainda não acabou”, destaca o prefeito Mário Hildrebrandt. No entanto, o prefeito reiterou que o motivo do cancelamento não é apenas o fato de a central de vacinação e de atendimentos relacionados à Covid-19 estar instalada no Parque Vila Germânica, mas sim a necessidade de cuidar da saúde da população.

>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Converse com o Mesorregional pelo WhatsApp
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube

A equipe de especialistas de saúde que forma a Comissão de Assessoramento ao Enfrentamento da Covid-19 participa das tomadas de decisão do município desde a sua criação, em 2019. Após reunião nesta quinta-feira (22), a comissão recomendou o cancelamento da festa pois considera que não há condições sanitárias para a realização do evento.

Conforme o médico infectologista Dr. Ricardo Freitas, para a realização de um evento como esse, seria importante que cerca de 70% da população estivesse vacinada, mas isso não deve ocorrer até outubro. De acordo com ele, o número de pessoas imunizadas com as duas doses da vacina contra o Coronavírus está em menos de 20%. “Outro fator é que a região ainda registra um alto índice de ocupação de UTI com média de 80%, ou seja, não temos leitos suficientes para um efeito de contaminação pós-Oktoberfest”, afirma.

Impacto de R$ 240 milhões

O cancelamento da Oktoberfest Blumenau significa que em 2021 deixarão de circular cerca de R$ 240 milhões na economia local. Mis de 60 setores da economia sofrem o impacto pelo cancelamento. Só em apresentações nos pavilhoes, sãoaproximadamente mil músicos, além dos mais de 6 mil empregos diretos e indiretos que serão impactados pela decisão. De qualquer modo, as vidas continuam sendo a prioridade da organização, como ressalta o secretário municipal de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel. “Seguramos até onde podíamos, mas os números da pandemia em nível municipal e nacional ainda não nos trazem segurança para eventos grandiosos como a Oktoberfest Blumenau”.

Outros eventos importantes para a região também foram cancelados devido à pandemia, como a Marejada, de Itajaí, e a Festa do Imigrante, de Timbó.

Junto com o cancelamento da festa para este ano, a organização anunciou a data da Oktoberfest 2022, que será entre 5 e 26 de outubro.


Foto: Divulgação / PMB

error: Conteúdo Protegido !!