Ônibus piloto com ar-condicionado começará a rodar por Blumenau na próxima semana
Na manhã desta quinta-feira (12), a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), apresentou à imprensa o veículo piloto do transporte coletivo que teve o primeiro sistema de ar-condicionado da frota instalado. O veículo, que atenderá a linha troncal 10 – Via rua São Paulo, começa a circular com o sistema de climatização já na próxima semana.
O primeiro ônibus faz parte de um projeto piloto que prevê a instalação de ar-condicionado inicialmente nos veículos que fazem o atendimento da linha 10, a mais utilizada da cidade. Em média, em um dia com 70 mil passageiros, somente o troncal 10 chega a transportar mais de 10 mil pessoas.
Para a climatização do veículo piloto foram instaladas canaletas que distribuem o ar-condicionado em toda a extensão do veículo, desde a entrada até o final do ônibus. A aquisição do sistema, por parte da empresa concessionária do serviço, foi de cerca de R$ 1,5 milhões.
“Ao todo serão 21 veículos com o sistema de climatização, sendo três deles disponibilizados para circulação a cada mês a partir de fevereiro. Quando ligada, a climatização segue funcionando mesmo nas paradas que o veículo faz em pontos de ônibus, por exemplo. Esse primeiro veículo fará justamente um período de testes para verificar o sistema na prática e fazer ajustes em caso de necessidade” explica o secretário da SMTT, Alexandro Fernandes.
“Esse projeto piloto é importante justamente para atender um pedido antigo da população de Blumenau, e também para propiciar que todo cidadão que faz uso do transporte coletivo tenha mais conforto. O nosso objetivo é oferecer o máximo de confiabilidade ao sistema. Além disso, seguimos trabalhando em melhorias futuras que devem seguir esse padrão de conforto, confiabilidade e modernização” destacou o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.
Em caso de aprovação do sistema, o objetivo é efetivar os estudos e ampliá-los para que as demais linhas troncais possam contar com o sistema de climatização.
Fonte: Prefeitura de Blumenau.
Foto: Eraldo Schnaider/Divulgação.