Operação Escola Segura cumpre 10 mandados de internação de adolescentes em cinco estados brasileiros nesta quarta-feira (19)
A Polícia Civil cumpriu nesta quarta-feira (19) dez ordens para internações provisórias, treze mandados de busca e apreensão e onze de afastamento de sigilo de dados de adolescentes em cinco estados brasileiros. O objetivo da ação foi cumprir as ordens judiciais deferidas pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Blumenau contra adolescentes envolvidos em planejamentos de possíveis ataques à escolas do país.
A operação contou com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e teve inicio a partir de uma investigação do Grupo de Atuação Especial no Combate a Crimes Cibernéticos (CyberGAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Foram identificados um grupo de adolescentes que planejavam a realização de possíveis ataques a instituições escolares em vários estados, em plataforma virtual.
Policiais Civis dos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Paraná também participaram da ação. Em SC, a operação é coordenada pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC) juntamente ao CyberGAECO.
Operação Escola Segura
As investigações iniciaram logo após a tragédia no CEI Cantinho Bom Pastor, no dia 05 de abril, em Blumenau. Desde então foi montada uma força-tarefa pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da DIOPI/SENASP/MJSP que vem executando, juntamente com as forças de segurança estaduais, diversas ações relacionadas a crimes em escolas em todo o país.
Grupo de Atuação Especial no Combate a Crimes Cibernéticos
O CyberGAECO é uma força-tarefa especializada formada por integrantes do MPSC, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Penal do Bombeiro Militar para o combate e enfrentamento de delitos praticados através de ambientes virtuais.
Foto: Polícia Civil/Divulgação. (imagem meramente ilustrativa).