Operação Rota do Vinho: PF desmantela esquema de importação ilegal em SC e outros dois estados
🍷 Nesta manhã (07), a Polícia Federal deflagrou a Operação Rota do Vinho visando desarticular uma organização criminosa que atuava na importação, revenda, transporte e distribuição ilegal de vinhos estrangeiros, sem controle sanitário e documentação legal de importação. Ao todo, estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Palhoça) e Goiás.
As investigações se iniciaram com a apreensão, em maio de 2021, de cerca de 2 mil garrafas de vinho de origem estrangeira, sem documentação fiscal comprobatória de sua legalidade no país. A partir desse ponto, a PF identificou uma organização que importava vinhos da Argentina por Porto Vera Cruz/RS, organizava seu transporte, armazenamento e distribuição para Santa Catarina e Goiás.
As cargas eram transportadas com notas fiscais falsas, muitas vezes identificadas como suco de uva, e permaneciam em distribuidoras antes de chegar ao consumidor final.
Os envolvidos na operação responderão por contrabando, lavagem de dinheiro e organização criminosa, crimes que juntos podem acarretar 22 anos de reclusão e multas substanciais.
É importante ressaltar que a importação ilegal de vinhos não apenas causa prejuízos fiscais, sonegando milhões em impostos, mas também possibilita a entrada no país de produtos sem controle sanitário, representando riscos à saúde dos consumidores.
Foto: Divulgação / PF