Paisagismo sustentável: bem-estar e valorização em condomínios verticais
O paisagismo sustentável vem se destacando como uma tendência mundial em condomínios verticais, onde o design e o planejamento são aliados na criação de espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade. Ao integrar áreas verdes e espécies nativas ao ambiente urbano, esses projetos transformam a forma de viver, proporcionando qualidade de vida e valorizando os imóveis.
Uma pesquisa da Fipe Zap+ revelou que a proximidade de parques e áreas verdes é a segunda característica mais buscada por compradores de imóveis, demonstrando a importância do paisagismo na escolha de uma nova moradia. Empreendimentos que preservam a natureza podem alcançar uma valorização de até 30%, segundo a Conecta Imobi. Além disso, um estudo da Global Garden Report apontou que 63% dos entrevistados estão dispostos a pagar mais por um apartamento próximo a áreas verdes.
Projetos de paisagismo bem elaborados consideram fatores como orientação geográfica, análise de solo e usos dos espaços, criando ambientes que não só controlam o estresse, mas também tornam o entorno mais fresco e úmido. Árvores com copas volumosas ajudam a isolar ruídos externos, adicionando beleza e personalidade ao empreendimento.
De acordo com um estudo publicado na Nature Communications, áreas arborizadas podem ter uma temperatura de solo até 12 graus mais baixa que locais sem árvores, destacando a importância de áreas verdes para o microclima urbano. O design biofílico, que promove o contato com a natureza, também auxilia na purificação do ar, melhorando o bem-estar dos moradores.
Conservação e sustentabilidade
Nos empreendimentos da A.Yoshii, o paisagismo é planejado para ser sustentável e adaptado ao bioma local. “Damos preferência a plantas nativas que, além de biodiversidade, oferecem baixo custo de manutenção e são adequadas ao clima e solo da região”, explica a arquiteta Lorena dos Santos. Em Campinas (SP), por exemplo, são utilizadas espécies da Mata Atlântica e do Cerrado.
A irrigação eficiente é outro destaque nos projetos da A.Yoshii, que utilizam água de chuva armazenada em cisternas para irrigar jardins e áreas comuns. “A irrigação automatizada permite uma distribuição uniforme de água, evitando desperdícios”, detalha Lorena. No empreendimento Solaia Garden Home Resort, em Curitiba (PR), essa tecnologia ajuda a economizar água e energia.
Além disso, o uso de materiais naturais como madeira certificada e pedras permeáveis, bem como adubos orgânicos, complementam a sustentabilidade do projeto. “Cada detalhe é pensado para criar um ambiente mais saudável e em harmonia com a natureza”, afirma a arquiteta.