Pastor da Igreja Mundial do Poder de Deus colocou feijões à venda por até R$ 1 mil com promessa de cura do Coronavírus
O Ministério da Saúde acatou uma solicitação do Ministério Público Federal e divulgou em sua página na internet um alerta sobre falsa cura proporcionada em razão do cultivo de sementes de feijão. As sementes haviam sido postas à venda pelo pastor evangélico Valdemiro Santiago de Oliveira, da Igreja Mundial do Poder de Deus, por meio de vídeos postados no YouTube. Os produtos poderiam ser adquiridos por até R$ 1 mil com a promessa de, ao semearem os grãos, os fiéis veriam brotar plantas que teriam efeito terapêutico contra a doença.
Os vídeos do pastor Valdemiro Santiago já foram removidos do YouTube no mês de maio, também após pedidos feitos MPF. O Google, responsável pela plataforma, garante ter preservado os arquivos e os dados de acesso das publicações, que poderão ser utilizados em possíveis ações judiciais contra os autores do material veiculado.
Os vídeos buscavam induzir os fiéis a adquirirem produtos cujo poder de cura prometido não existe e divulgavam o suposto caso concreto de uma pessoa que havia se recuperado da doença a partir do cultivo do feijão. Alegou-se, inclusive, que o episódio estaria amparado em um atestado médico.
Foto: Reprodução Youtube