Perigo eminente: fiação elétrica exposta em ambulatório geral chama a atenção de usuários
Cabos de energia elétricas expostos chamam a atenção no Ambulatório Geral Marilene Giacomet de Aguiar, no bairro Escola Agrícola, em Blumenau. Usuários que entrarem em contato com o Mesorregional, afirma que os cabos estão expostos há meses e que coordenação já foi comunicada.
Entramos em contato com a Prefeitura, que informou que a situação realmente já tem conhecimento da coordenação da unidade de saúde, que já “solicitou suporte do setor de manutenção” e sem precisar data, afirmou que “nos próximos dias deverá ser feita a melhoria.” mas uma data não foi especificada.
Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Para o técnico de segurança do trabalho, Gerson Orli, ouvido pelo Mesorregional sobre a exposição de fios energizados, ele afirma que esse tipo de instalação oferece grave risco e que desobedecem, até mesmo, as regras básicas de segurança sobre serviços em eletricidade.
“As normas regulamentados são de 1978, e a NR 10 que prevê uma série de contenções dos riscos em atividade elétrica. Porém com 44 anos da norma as pessoas ainda conhecem muito pouco dos riscos e das contenções simples que podem salvar vidas.” Coloca Orli, que ainda frisa que “O “jeitinho Brasileiro” quase sempre prevalece e quando falamos de segurança das pessoas.” Informa em tom de crítica à instalação nessas condições.
Orli ainda frise que situações como essa ocorrem por conta de que “algumas empresas e profissionais acabam optando pela versão mais barata e rápida de realizar a alimentação elétrica, porém não a mais segura” pontua lembrando que nesta instalação não foi obedecido a NR 10 (norma que prevê segurança em instalações e serviços em eletricidade).