Pesquisa apresenta raio-x do perfil de consumo nas vendas de fim de ano em Blumenau
Quem é o consumidor que compra no comércio de Blumenau durante o período de vendas de Natal? A CDL Blumenau, com base em dados extraídos da Campanha Magia de Natal 2022, elaborou um relatório sobre o varejo na cidade. A análise fez um comparativo entre as duas últimas edições da promoção, sendo que em 2022 foram cinco dias a menos de campanha. O resultado é uma amostragem de como se comporta o consumidor nas vendas de final do ano.
Se for analisada a quantidade de cupons fiscais emitidos no período das campanhas, em 2022, houve crescimento de 4,83% se comparado à Magia de Natal 2021. Outro aspecto positivo mostra o quanto o consumidor investiu nas compras de final de ano. Em 2022, o ticket médio teve um aumento de 11,70% por cliente. Os setores que mais atraíram os consumidores foram Automotivo (14,8%), Alimento e Bebidas (14%), Óticas e Relojoarias (13%), Moda Unissex (12,11%) ,Casa e Construção (9,44%) e Presentes e Decoração (5%).
Bairros com maior participação no comércio
Em termos de localização das compras, os dados mostram que o blumenauense de fato consome nos bairros, uma vez que as compras estão bem distribuidas por microrregiões. Os cinco locais que mais geraram movimentação em vendas da Magia de Natal 2022 foram: Itoupava Central com 8,46%; Velha com 7,26%; Água Verde com 5,9%; Progresso com 5,79% e Velha Central com 5,55%. A região Central teve uma representatividade de 1,66% nas compras nessa época do ano. Outro dado apresentado na pesquisa é a faixa etária desse consumidor. Em ambas as edições, a grande maioria se concentra entre 30 e 49 anos de idade.
Passado o Natal, a CDL Blumenau volta as atenções às vendas de volta às aulas. A entidade repassa materiais de campanha e orientações ao associado. “Sabemos que a grande maioria dos pais, responsáveis e estudantes deixa a compra do material para o começo de fevereiro. Mas o nosso papel enquanto entidade é ajudar o nosso lojista a atrair o quanto antes esse público, pois mesmo não sendo uma época de tamanho movimento, não podemos parar”, comenta Eduardo Soares.
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