Pesquisa estima crescimento de R$185 bilhões no e-commerce em 2023
Compras online estão se tornando um hábito na sociedade atual. Exemplo disso são os dados do e-commerce no Brasil registrados em 2022, deixando o país entre os maiores players do mercado. Analisando o cenário atual, recentemente a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) revelou que o crescimento do e-commerce atingirá R$185,7 bilhões somente em 2023. As expectativas estão em alta para os próximos quatro anos e o cenário continua favorável. Segundo a ABComm, o faturamento esperado é de R$205 bilhões em 2024, R$225 bilhões em 2025, R$248 bilhões em 2026, e R$273 bilhões em 2027.
Com esse crescimento expressivo o que vem chamando a atenção dos especialistas é a área de logística para o e-commerce. De acordo com Marcel Alessi Soccol, founder da DATAFRETE, empresa de tecnologia especializada em gestão de frete, atualmente, além da qualidade do produto ou do serviço, as empresas precisam ter um olhar atento para a logística.
“A logística de e-commerce vai muito além do serviço de entrega. Ela é considerada um conjunto de processos que engloba desde o planejamento de estoque, armazenamento até a política de troca e devoluções, conhecida como logística reversa.
Como ter uma logística eficaz?
Recentemente a NZN Intelligence divulgou um estudo revelando que 74% dos consumidores brasileiros têm preferência pelas compras online em vez das compras em lojas físicas. Mas, afinal, com tanta competitividade de preços e frete grátis nas compras online, como ter uma logística que acompanhe esse cenário?
Soccol informa que a competitividade no mercado virtual está cada vez maior, e em muitos casos a logística é o que faz a diferença na hora de finalizar uma compra. “É importante lembrar que a logística tem uma papel fundamental no crescimento de uma empresa. Ela é a área que se responsabiliza por todo o caminho que um produto percorre, desde o fornecedor até o consumidor final”.
“A primeira dica é que as empresas apostem em softwares de gestão de fretes para tornar o controle de frete do e-commerce mais rápido, eficaz e de qualidade. Esses sistemas fazem exatamente tudo o que uma empresa precisa em relação à logística, ou seja, calculam o frete, rastreiam a mercadoria, fazem auditoria para evitar extravios da compra, campanha de fretes com os melhores preços, reembolso, entre outras ações”, conta.
Caso as empresas busquem por não optar pelos softwares, a sugestão é criar processos e estratégias em relação à logística. “O objetivo dos processos e estratégias de logística no e-commerce é assegurar que o produto encomendado pelo cliente chegue até ele com qualidade, de maneira ágil e eficiente e com o menor custo possível, tanto para o cliente como para a loja”.
Com tantas pessoas querendo comprar online, Soccol destaca que vale o alerta para as empresas de que é preciso ter as mercadorias disponíveis e fazê-las chegar até os clientes em tempo hábil. “Para isso, será necessária uma gestão qualificada de processos logísticos, que esteja 100% estruturada para o e-commerce do negócio. Investir em uma sólida logística de entrega é essencial para conseguir atender todas as demandas e garantir a satisfação do cliente”, conclui.
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