DestaquesSegurança

PM Ambiental e Polícia Federal deflagram Operação Pelznickel contra caçadores em Blumenau e região

Na madrugada de hoje, dia 05 de novembro, a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina e a Polícia Federal lançaram a Operação Pelznickel com o objetivo de desarticular uma rede de caçadores que operava no Parque Nacional da Serra do Itajaí (PARNA ITAJAÍ). O parque, uma unidade de conservação de proteção integral inserida no bioma Mata Atlântica , abrange novos municípios catarinenses, incluindo Apiúna, Blumenau, Gaspar e Indaial.

A operação conta com o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão , emitidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Joinville, em residências nas cidades de Blumenau, Guabiruba, Indaial e Rio dos Cedros. A investigação começou em novembro de 2023 e acordou um grupo criminoso que praticava caça ilegal no parque. Segundo a Polícia Militar Ambiental, os caçadores abatiam diversas espécies de animais silvestres , incluindo veados, quatis, pacas, aves e macacos.

Fotos: Divulgação / PF

As autoridades identificaram o uso de armadilhas, cães de caça, GPS e até “olheiros” — membros que alertaram os caçadores sobre a presença de órgãos de fiscalização na região. Com isso, os envolvidos serão responsabilizados por crimes ambientais, posse ilegal de arma de fogo e associação criminosa externa à prática de caça.

A operação foi batizada de “PELZNICKEL”, em referência a uma lenda regional de Guabiruba, onde o Pelznickel, uma figura folclórica, assusta crianças e adultos. Assim como uma figura mítica, os caçadores vinham incomodando a comunidade local e ameaçando o ecossistema da região.

O Mesorregional apuro que um homem foi apreendido na Rua Santa Maria, no bairro Progresso, onde 6 espingarda foram apreendidas. A Operação Pelznickel mobilizou 59 policiais militares ambientais e 55 policiais federais , além de 17 viaturas da PM e 17 viaturas da PF, em uma ação que busca proteger a biodiversidade do parque e garantir a preservação da Mata Atlântica para as futuras gerações. Eles se concentraram na ABECELESC e logo partiram para operação.

error: Conteúdo Protegido !!