PM de Blumenau divulga redução de crimes na cidade no primeiro trimestre de 2021
O 10° Batalhão de Polícia Militar (BPM) divulgou na tarde desta terça-feira (06), o balanço do primeiro trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgadas de acordo com as estatísticas de atendimentos da Polícia Militar e apresentam um panorama geral da segurança pública, em Blumenau.
Conforme o comando do Batalhão, os crimes de letalidade violenta tiveram queda de 28% e, na forma tentada, caíram em 30%. Os crimes contra o patrimônio também tiveram uma redução, foram cerca de 22% a menos de ocorrências de furtos e os roubos reduziram 8%. Já sob o enfoque da violência doméstica, os índices apontaram uma diminuição de 32% na cidade, situação extremamente positiva, tendo em vista que os últimos dados apontavam um crescimento potencial desse tipo de crime.
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Converse com o Mesorregional pelo WhatsApp
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube
Além disso, em Blumenau, durante as ocorrências atendidas pela PM, foram 25 armas de fogo apreendidas e acredite, 1.086 pessoas foram detidas. Houve ainda a recuperação de 29 veículos com registro de furto ou roubo.
“Os resultados alcançados são frutos da aplicação de ferramentas de tecnologia e estratégias de prevenção direcionadas ao problema, que são desenvolvidas diuturnamente pelas modalidades de policiamento da nossa unidade”, afirmou o comandante do 10° BPM, Tenente Coronel Cleber Pires.
No estado
Santa Catarina também encerrou o primeiro trimestre de 2021 com queda em todos os indicadores de criminalidade. O mês de março, por exemplo, registrou os números mais baixos da série histórica para ocorrências de roubos e furtos no estado, com queda de 23%, conforme boletim da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina.
Outra informação positiva é que durante esses três meses de 2021, os números de homicídios mantiveram redução, foram 22,9% a mesmo, em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Mesmo em período de pandemia, a violência doméstica e o feminicídio também tiveram baixas no Estado. O feminicídio caiu 33,3% e a violência doméstica caiu 4,7%, o que representa 900 registros a menos do que no primeiro trimestre do ano passado.
Foto: Jefferson Santos / Mesorregional