Polícia Federal deflagra Operação Falsa Promessa por compra de votos com dinheiro falso cidade catarinense
Na manhã desta quarta-feira (23), a Polícia Federal deflagrou a Operação Falsa Promessa em Caxambu do Sul, no Oeste de Santa Catarina, para reprimir crimes de corrupção eleitoral e distribuição de cédulas falsas. A ação contou com o cumprimento de doze mandados de busca e apreensão em endereços residenciais, comerciais e órgãos públicos da cidade.
A investigação teve início após uma notícia-crime apontar que eleitores teriam recebido cédulas falsas para votar em candidatos específicos durante as Eleições Municipais de 6 de outubro. De acordo com as investigações preliminares, dois candidatos, que atualmente ocupam cadeiras na Câmara de Vereadores de Caxambu do Sul, estariam envolvidos no esquema.
Durante a operação, foram apreendidos celulares e outros objetos relacionados aos crimes investigados. Os envolvidos responderão pelos crimes de corrupção eleitoral e de moeda falsa, com penas que podem ultrapassar 16 anos de prisão.
A PF destacou que, para configurar o crime de corrupção eleitoral, a simples promessa de vantagem, mesmo que não seja cumprida, já caracteriza o delito.
Foto: Divulgação / PF