DestaquesTrânsito

Polícia Rodoviária Federal divulga balanço da Operação Proclamação da República

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu, no início desta segunda-feira (18), a Operação Proclamação da República 2024, que ocorreu de quinta-feira (14) até domingo (17). Durante o período, a PRF intensificou a fiscalização de trânsito, abordando 5.276 veículos e flagrando 998 motoristas em excesso de velocidade.

Os números do feriadão incluem 102 acidentes, que resultaram em 136 feridos e três mortes. Entre as fatalidades, dois atropelamentos ocorreram: na BR-470, em Apiúna, e no Contorno Viário da Grande Florianópolis. A terceira vítima foi uma motorista envolvida em uma colisão frontal na BR-282, em Lages.

A PRF destacou os desafios no enfrentamento de congestionamentos, especialmente na BR-101, que registrou filas superiores a 10 quilômetros em trechos como Laguna e Itapema. Os horários de maior lentidão ocorreram na quinta-feira e no domingo, entre 16h e 22h.

A operação também evidenciou que atropelamentos são difíceis de prevenir apenas com fiscalização, já que esses incidentes muitas vezes resultam da ausência de infraestrutura adequada, como passarelas e lombadas.

O balanço deste ano não pode ser comparado diretamente com anos anteriores devido à última ocorrência de um feriadão similar, em 2021, ainda sob restrições da pandemia de Covid-19.

Foto: Divulgação / PRF

error: Conteúdo Protegido !!