Pomerode confirma primeiro caso de febre amarela em humano
A cidade de Pomerode confirmou nesta quinta-feira (20) o primeiro caso de febre amarela em humano. O paciente é um homem de 45 anos, morador do bairro Alto da Serra, que não tem registro de ter tomado a vacina. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), o estado de saúde do paciente é estável.
O homem havia procurando o pronto atendimento na segunda-feira (17), com diarreia, mas foi medicado e liberado. Na terça-feira (18), ele voltou ao hospital com outros sintomas: cefaleia, dores no corpo, dor abdominal, falta de ar, sonolência e dificuldade para urinar. Diante disso, ele foi colocado em observação, passou por alguns exames e foi internado no Hospital Oase, em Timbó, com suspeita de febre amarela.
De Timbó, ele foi transferido para o Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, que é referência em infectologia. Lá, o caso foi confirmado e o paciente foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
A febre amarela é transmitida pela picada de mosquito infectado. A vacina contra a doença está disponível na rede pública de saúde e é muito importante que a população busque pela imunização.
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil