DestaquesTrânsito

População sente ausência de guardas e reflexo negativo no trânsito de Blumenau

Blumenau, conhecida por sua eficiência no controle do trânsito, tem enfrentado nos últimos dias um desafio preocupante para os motoristas e pedestres: a ausência de guardas de trânsito nas ruas da cidade. Mesmo com a implementação das fiscalizações eletrônicas, a população tem percebido uma piora na trafegabilidade e na segurança viária.

A situação é especialmente crítica em vias com obras em andamento, como é o caso da movimentada Avenida Martin Luther. Antes, era comum encontrar guardas de trânsito regulando o fluxo e garantindo que os motoristas e pedestres conseguissem circular com segurança. No entanto, agora é raro ver esses profissionais atuando nesses trechos, o que tem gerado confusão e aumentado os riscos de acidentes.

Nos bairros, a situação não é diferente. A ausência de guardas de trânsito deixa as ruas à mercê. Cruzamentos e vias mal sinalizados e sem a presença de um agente para controlar o tráfego são um convite para infrações e acidentes, como é o caso da Rua Bahia, após sua revitalização. Além disso, a falta de fiscalização adequada contribui para o aumento de veículos com emissão de fumaça, conhecidos popularmente como “motores fumando”.

No Centro da cidade, tradicionalmente mais movimentado, a presença dos guardas de trânsito também aparenta ter diminuído. Isso pode ser facilmente observado pelos congestionamentos que se formam diariamente em horários de pico. A falta de agentes nas principais vias acarreta um fluxo desordenado, prejudicando os deslocamentos de motoristas e pedestres.

Além disso, é perceptível o aumento de veículos com escapamentos abertos e difusores, que emitem sons ensurdecedores e perturbam o sossego público de toda a parte do município. Esses carros e motos alterados são facilmente encontrados nas ruas da cidade, sem a devida fiscalização e punição por parte das autoridades responsáveis pelo trânsito.

Diante desse cenário preocupante, torna-se imprescindível que a Prefeitura de Blumenau tome medidas urgentes para solucionar essa situação. É necessário o aumento da presença de guardas de trânsito nas ruas, principalmente em locais com obras em andamento. Além disso, a fiscalização eletrônica deve ser complementada e reforçada, garantindo a segurança e a fluidez do tráfego.

O que diz a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte

Em resposta ao Mesorregional, Alexandro Fernandes, secretário de Trânsito e Transporte de Município informou que a fiscalizações estão ocorrendo de maneira itinerante, e não mais como operações como funcionavam as blitz antigamente. “Quanto as fiscalizações, temos atuado de forma itinerante e não mais em pontos fixos com equipe maior como fazíamos. Assim conseguimos estar em mais pontos ao mesmo tempo.” disse.

Sobre a presença de guardas municipais de trânsito em locais onde há obras em andamento ele respondeu da seguinte forma: “Não conseguimos estar em todas as obras.”, porém destacou que há lugares de maior impacto que mobiliza equipes. “…hoje um exemplo de grande relevância é na rua dos Caçadores, com um impacto gigante no trânsito.”

Rota de Lazer

Postagens nas redes sociais e grupos de WhatsApp mostraram indignação sobre a presença expressiva de guardas de trânsito na Rota de Lazer, que ocorrem aos domingos na Rua XV de Novembro. Em resposta, Fernandes deixou claro que como a GMT é a responsável pela operação da rota de lazer, com fechamento e abertura da via é imprescindível a presença de guarda. “Como eles fazem controle do local, já há escala de trabalho pra essa finalidade no domingo.” enfatizou.

Enquanto isso:

A população de Blumenau espera que as autoridades competentes tomem as providências necessárias para resolver essa questão. A ausência dos guardas de trânsito representa um retrocesso nas políticas de segurança viária da cidade, colocando em risco a vida de motoristas e pedestres. É fundamental que sejam priorizadas ações efetivas para garantir um trânsito mais seguro e organizado, visando o bem-estar de todos os cidadãos.

Foto: Jefferson Santos / Mesorregional (Arquivo)

error: Conteúdo Protegido !!