Porto de Itajaí cresce 22% na movimentação de contêineres neste primeiro trimestre
O Porto de Itajaí fechou o primeiro trimestre do ano com um aumento de 22% na movimentação de contêineres. O resultado é aferido em comparação ao primeiro trimestre de 2019. Na movimentação de cargas, o saldo trimestral também é positivo: aumento de 19%. E em relação as embarcações, crescimento de 16%. Foram 129 atracações neste ano contra 111 no mesmo período do ano passado.
Mesmo diante das dificuldades econômicas decorrentes da pandemia de coronavírus (COVID-19), que interferiu na movimentação de cargas e no comércio exterior, o Porto de Itajaí fechou o mês de março com dados positivos na comparação a março de 2019. O aumento foi de 17% na movimentação de cargas, 21% na movimentação contêineres e 18% no número de atracações.
“Esse crescimento na movimentação de contêineres, de 21% em março, e de 22% no trimestre, não é isolado. Ele é resultado do acumulado do crescimento de 150% dos últimos três anos. Isso nos deixa muito satisfeitos, porque não é só falar sobre números estatísticos, é falar da geração e manutenção de emprego, da geração de riqueza em Santa Catarina, que é o que nos motiva a enfrentar todas essas adversidades”, destaca o engenheiro Marcelo Werner Salles, superintendente do Porto de Itajaí.
Para Salles, o Porto de Itajaí demonstra, neste momento de crise, sua importância socioeconômica para o escoamento da cadeia produtiva de alimentos, que não interrompeu suas atividades. “O frango congelado que sai aqui do nosso porto, por exemplo, mantém ativo esse enorme e expressivo ciclo de produção e distribuição. Desde o criador, lá no Oeste catarinense, até chegar ao nosso município, com os terminais e exportadores, são inúmeras famílias que dependem dessa cadeia para manter seu sustento”, destaca o gestor.
Para os próximos meses, todavia, há uma tendência de retração na movimentação portuária em todo o país, resultado dos reflexos negativos da pandemia de coronavírus. Mesmo assim, o Porto de Itajaí projeta manter sua movimentação, visto que Santa Catarina tem uma indústria forte, com boa penetração no mercado internacional. E o Estado também depende das importações de matéria prima para manter essas atividades industriais, além do novo fator competitivo do Porto de Itajaí, que é o início das operações na nova bacia de evolução, que vai permitir a movimentação de navios de até 307 metros.
Fonte: Prefeitura de Itajai / Foto: Divulgação PMI