Possível mudança de partido do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt: quem o acompanhará?
🤔 A possível mudança do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) para o Partido Liberal (PL), do governador Jorginho Mello traz questionamentos sobre quem o acompanhará. Após um período em que não conseguiu emplacar nomes de seu grupo nas eleições gerais de 2022, o prefeito busca um novo suporte político.
Mudar-se para o PL, que possui a forte influência do ex-presidente Jair Bolsonaro, pode significar encontrar um campeão para chamar de seu. No entanto, Hildebrandt pode enfrentar dificuldades internas, como a resistência do deputado Ivan Naatz, além de possíveis rejeições entre os membros bolsonaristas do partido.
A intenção de emplacar sua vice, Maria Regina de Souza Soar (PSDB), como candidata também traz incertezas, já que a preferência do governador por Patrícia Lüeders é evidente. Além disso, a formação de uma chapa pura é improvável, com outros partidos como MDB, União e PP buscando espaços.
Com o mandato próximo do fim, resta saber se Hildebrandt terá espaço para levar membros de seu secretariado e outras lideranças de sua gestão para o PL. O cenário político e as alianças futuras ainda estão em aberto e certamente a dúvida paira na cabeça de nomes como Alexandre Matias (PSDB), Marcelo Lanzarin e Cristiane Loureiro (Podemos), entre outros nomes fortes eleitos para vereança pela chapa encabeçada por Mário nas eleições municipais de 2020.
Foto: Jefferson Santos / Mesorregional