DestaquesEconomia

Prazo para sacar abono salarial do PIS/Pasep de 2023 termina nesta quinta-feira

O prazo para saque do abono salarial do PIS/Pasep, referente ao ano-base 2021, se encerra nesta quinta-feira (28). Segundo informações da Caixa Econômica Federal, 84,5 mil trabalhadores ainda não sacaram o benefício, totalizando R$ 71,1 milhões que podem retornar ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) caso não serem secados.

O abono salarial é um auxílio financeiro criado em 1990 destinado a trabalhadores com renda de até dois salários mínimos. Tem direito ao benefício quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias, com remuneração média até dois salários mínimos, e teve seus dados devidamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Além disso, é necessário estar cadastrado no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

O valor do abono é proporcional aos meses trabalhados em 2021, sendo que cada mês conta como benefício de R$ 108,50. Quem trabalhou os 12 meses do ano com carteira assinada recebe o equivalente ao salário mínimo cheio.

Se não sacado até a data limite, o resgate ainda é possível, mas requer a abertura de um processo administrativo no Ministério do Trabalho. Os recursos do PIS são pagos pela Caixa aos trabalhadores do setor privado, enquanto o Pasep é pago via Banco do Brasil. O trabalhador pode verificar se tem direito ao benefício por meio do aplicativo Carteira Digital de Trabalho.

*Com informações da Agência Brasil
Foto: Jefferson Santos / Mesorregional

error: Conteúdo Protegido !!