DestaquesLazer

Pré-estreia nacional do espetáculo James Joyce – Um Retrato do Artista ocorre em Blumenau, no dia 18 de abril

No dia 18 de abril, Blumenau recebe a pré-estreia nacional do espetáculo James Joyce – Um Retrato do Artista. A peça será apresentada no Teatro Carlos Gomes, às 20h, e os ingressos já estão à venda pelo https://site.blueticket.com.br/evento/27885, na bilheteria do Teatro e em pontos de venda da Blueticket nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, Itapema, Jaraguá do Sul, Tijucas, Joinville e Rio do Sul.

Psicanalista renomado, dramaturgo e também ator, Antonio Quinet, em parceria com a coreógrafa, diretora de teatro, bailarina, atriz e parceira de trabalho de longa data, Regina Miranda, se uniram para criar, atuar e dirigir juntos o espetáculo baseado na obra autobiográfica de James Joyce, um retrato do escritor que revolucionou a literatura e a própria língua inglesa. A montagem dá ênfase à trajetória do menino que, em conflito com os colegas, com os pais e consigo mesmo, inadaptado e sem lugar, se descobre artista: poeta e escritor. O espetáculo é uma promoção do Espace Analytique Blumenau e realização da Cia Inconsciente Em Cena.

Na peça há dois atores em cena: um ator que representa Stephan Dedalus (alter ego de James Joyce) e uma atriz que intercala diversos papéis: a mãe, a Irlanda (seu país natal), a namorada, colegas de escola, padres e, mais do que tudo, representa a língua inglesa. Esta acompanha seu monólogo interior, devaneios, sonhos e fantasias, colocando em cena (em inglês) o Inconsciente do protagonista a céu aberto. “Os monólogos com o eco da língua inglesa se intercalam com os diálogos dos personagens que, como num filme, desfilam em sua vida criticando-o e até mesmo espancando-o e tentando tirá-lo de seu caminho rumo à arte e à autonomia. Acompanhamos assim o desenvolvimento do menino atormentado cheio de dúvidas até seu desabrochar como jovem artista com a certeza de sua escolha. Stephen Dedalus, o protagonista de Um Retrato do Artista quando jovem, segundo o psicanalista Jacques Lacan, é o próprio Joyce decifrando o seu enigma. Eis o que pretendemos colocar em cena“, explica o diretor e ator Antonio Quinet.

O fluxo contínuo da escrita de Joyce aproxima a sua narrativa da “associação livre” que é o método que Freud inventou para o tratamento psicanalítico. Trazer esse método para os palcos dando-lhe um tratamento cênico, musical e performático visa levar ao público o funcionamento psíquico descoberto pela psicanálise e uma leitura mais poética da realidade. Joyce não é apenas um escritor extremamente fundamental na literatura, ele é um paradigma daquele que fez da arte a sua cura. Eis mais uma justificativa para apresentarmos esta montagem inédita ao público instruídos pela psicanálise“, conclui Quinet.


Foto: Divulgação / Cia Inconsciente em Cena

error: Conteúdo Protegido !!