Prefeitos da AMMVI conhecem ações de cidade francesa de combate ao Coronavírus
Durante reunião virtual nesta terça-feira (14), os prefeitos das cidades da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí(AMMVI) conheceram a experiência da região metropolitana de Nice, na França, nas ações de prevenção e combate ao novo coronavírus. Paulo Moura, diretor de Inovação e Parcerias Estratégicas da Universidade Costa Azul (UCA) e Instituto Mediterrâneo de Risco para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável (Imredd) falou sobre as iniciativas que os governos locais e a população vêm promovendo desde que iniciaram os casos de Covid-19 na França.
Para Moura, “o grande problema do vírus é a sobrecarga no sistema de saúde decorrente do grande número de contaminados. Na França, por exemplo, de imediato foram tomadas medidas de confinamento social para impedir ou diminuir o contágio e preparar a saúde pública. Segundo o diretor, atualmente, o cidadão só pode sair de cada para trabalhar (caso não possa exercer home office), para comprar itens essenciais de alimentação e para atividade física, que deve ser, no máximo, de uma hora por dia a um eixo de um quilômetro da residência.”
Durante a reunião com os prefeitos, Moura comentou que a previsão de término do confinamento é 11 de maio e, até lá, os governos locais já estão preparando medidas de orientação e convívio responsável da população. “Estamos desenvolvendo modelos de planejamento, com base em dados estatísticos, para saída do confinamento”, citou.
Conforme ele, o país também vai entrar em crise econômica. “A economia da região de Nice, por exemplo, que é essencialmente voltada a eventos, está estagnada. A grande força para lutar contra o vírus é a população, que deve tomar os cuidados preconizados pelos governos”, frisou.
Atualmente, a cidade de Nice tem 99 casos confirmados e 13 mortes. Já a região metropolitana, que tem aproximadamente um milhão de habitantes, possui cerca de dois mil casos positivados e mais de 300 óbitos.
Presidente da AMMVI, Matias Kohler, prefeito de Guabiruba, ponderou que é momento de agir com cautela, com planejamento e baseado em projeções futuras. “O trabalho coordenado dos municípios vem dando resultados positivos e estamos atuando e nos fortalecendo em conjunto para que a região não seja profundamente atingida pelo novo coronavírus”, finalizou.
Fonte: Ascom AMMVI. / Foto: Divulgação