Prefeitura de Blumenau reforça sinalização viária na Rua General Osório
Com a conclusão do reforço da sinalização viária na Rua General Osório, a Prefeitura de Blumenau está programando ajustes pontuais para melhor atender a demanda da faixa reversível. A ação que ocorre em conjunto entre as secretarias de Obras, de Planejamento Urbano e de Trânsito e Transportes, tem por intuito ampliar as condições de mobilidade urbana, mas principalmente, fortalecer a segurança viária.
Entre as melhorias asseguradas na extensão de 4 km da Rua General Osório estão os novos e maiores identificadores (porta-focos), como sete controladores eletrônicos de tráfego, 27 porta-focos em 14 pórticos, aumentando assim a visibilidade para os condutores que trafegam nas faixas reversíveis. Além de que, uma rotatória foi implantada na região para criar assim mais um ponto de retorno.
“Foi meu compromisso com a comunidade, buscar uma solução para a mobilidade urbana da região sem deixar de lado a segurança viária. E assim fizemos uma série de intervenções para que a General Osório pudesse ter essa flexibilidade no fluxo, com pontos de retorno, com sinalização adequada e com monitoramento”, considera o prefeito Mário Hildebrandt.
O secretário de planejamento urbano, Éder Boron reitera a atenção do poder público com a Rua General Osório nos últimos anos. “Desde que planejamos a readequação da via consideramos um corredor de serviço de grande fluxo com esta possibilidade de uma faixa de rolamento que atendesse os dois sentidos e agora, com todo este reforço na sinalização viária, acredito que teremos uma via mais segura para a mobilidade da região”, salienta.
Ainda de acordo com o secretário da pasta, com esta nova configuração os condutores precisam se atentar a proibição da conversão à esquerda e também que a faixa reversível não é dispositivo para ultrapassagem, mas sim, para otimizar o escoamento da região.
“O trabalho conjunto entre as secretarias visa promover um trânsito mais seguro e eficiente para as famílias da nossa cidade, seja com planejamento viário, utilização de tecnologia de ponta, educação no trânsito e fiscalização. As melhorias na Rua General Osório são um exemplo disso, por isso a SMTT utilizará no local câmeras para fiscalizar conversões à esquerda, ultrapassagens e outras infrações, garantindo uma fiscalização remota eficaz”, reforça Cícero Andreazza, diretor da Central de Controle Operacional (CCO) da SMTT.
Quanto aos ajustes nos horários das faixas reversíveis, a nova configuração que entra em vigor a partir da terça-feira, 21, tem entre as principais mudanças, a unificação dos horários para os sete dias da semana, sem distinção ao fim de semana. Outra alteração que requer atenção por parte dos condutores é a proibição do uso da faixa reversível na madrugada, entre 0h até as 4h.
Os demais ajustes consistem na extensão do horário da faixa reversível no sentido bairro/centro das 4h até 16h30. No sentido oposto, centro/bairro, fica liberado o fluxo pela faixa reversível, a partir das 16h45, permanecendo assim até às 0h.