Prefeitura de Gaspar amplia acesso ao auxílio-funeral para famílias vulneráveis
A partir de 1º agosto, as famílias gasparense em situação de vulnerabilidade inscritas no Cadastro Único (Cadúnico) têm mais facilidade para solicitar o auxílio funeral. A Prefeitura de Gaspar amplia os pontos de atendimento para os três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
Anteriormente, esse benefício era concedido apenas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A medida visa facilitar o acesso das famílias ao auxílio e garantir um enterro digno aos seus entes queridos em um momento difícil. Desde o início deste ano, oito pessoas já foram beneficiadas com a medida.
O auxílio funeral cobre as despesas básicas para um funeral digno, incluindo translado dentro do estado de Santa Catarina. Para solicitar o auxílio-funeral, a família deve procurar atendimento em uma unidade de assistência social nos CRAS e CREAS, das 8h às 17h, e também haverá plantão noturno, das 17h às 8h, por meio do telefone é 47-99200-5784.
O benefício deve ser solicitado à Secretaria de Assistência Social no ato do óbito, apresentando os seguintes documentos:
Atestado de óbito;
Comprovante de residência;
Comprovante de rendimentos e gastos da família;
Carteira de identidade e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do beneficiado;
Carteira de identidade e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do falecido.