Prefeitura de Gaspar testa profissionais da linha de frente no enfrentamento ao Covid-19
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu os chamados testes rápidos para o Covid-19. A primeira remessa será destinada à testagem de profissionais de saúde e outros membros da equipe que estão na linha de frente dos serviços essenciais e que apresentaram sintomas em algum momento nesse período. De acordo com especialistas, o teste indica se a pessoa já teve contato com o vírus e já cria anticorpos para poder trabalhar de forma mais segura.
Os testes começaram a ser aplicados nesta terça-feira (7). À medida que forem realizados, a Prefeitura de Gaspar pretende divulgar também os resultados que possam ser considerados positivo para o contato com o Covid-19. A orientação médica é de que esses profissionais que tiveram o contato e não apresentam mais sintomas, sigam mais alguns dias de isolamento e retomem ao trabalho como pessoas ‘imunes’.
Caso Positivo
Um dos casos que teve resultado positivo foi da Superintendente de Comunicação, Amanda Weber. Ela esteve em São Paulo nos dias 14 e 15. Apresentou sintomas leves de gripe naquela semana e manteve isolamento e as medidas de prevenção. O último sintoma da jornalista foi no dia 29 de março. Desde então ela passa bem e seguia todas as recomendações de higiene e distanciamento social. O teste rápido dela foi positivo para o contato com o vírus e a presença de anticorpos. Mesmo não tendo mais, Amanda seguirá isolamento e trabalho home office.
Outra pessoa da equipe de Governo também testou positivo para o contato com o vírus e indicou já estar imune. Mas também seguirá em isolamento e home office, por precaução, pelos próximos dias, mesmo não tendo mais sintomas. Imagina-se que outros testes rápidos deverão ser positivados. A Vigilância em Saúde reforça que, nesses casos, não é necessário e nem recomendado realizar exame de contraprova do Lacen, uma vez que as pessoas não apresentam mais sintomas e não transmitem mais a doença.
Entenda o Exame
O exame indica se a pessoa teve contato com o vírus e já produz anticorpos através da indicação de IgM e IgG ou ainda se a pessoa não teve contato com o vírus. O IgM é o anticorpo que, quando está presente, mostra que a pessoa tem o vírus e seu sistema imunológico está produzindo anticorpos contra ele. O IgG positivo significa que a pessoa tem ou já teve contato com o vírus e já possui anticorpos que levam a uma possível resistência à COVID-19.
Boletim Epidemiológico
Foi confirmado oficialmente nesta quarta-feira (8) mais um caso de Coronavírus, totalizando seis. O novo caso é um homem de 46 anos que está internado em estado estável. Dos outros cinco casos, um deles faleceu no sábado (4), e teve o caso confirmado no domingo. O outro caso confirmado também é de um morador que está internado em um Hospital de Blumenau, um homem de 25 anos. Um homem de 41 anos que esteve internado em Blumenau e já está em isolamento em casa também é um dos casos confirmados. Os dois primeiros casos confirmados em Gaspar, de uma mulher de 23 anos e de um homem de 30, já são considerados como recuperados. Outros 12 casos foram descartados.
A Prefeitura de Gaspar reforça que, caso haja algum morador de Gaspar que foi atendido na rede particular, por convênio ou em outra cidade e que fez a coleta ou está com sintomas, que o mesmo ou os familiares informem a Secretaria de Saúde, pelo telefone (47) 3703-3700, para que possa ser monitorado ou procurem a Unidade de Saúde do Centro.
Foto: Divulgação / PMG (Arquivo)