Prefeitura de Itajaí cancela Festa Nacional do Colono de 2024
Mais um vexame é dado pela Prefeitura com cancelamento de maus um importante evento em Itajaí. O Município, administrador pelo prefeito Volnei Morastoni (MDB) informou nesta segunda-feira (17) que a 39ª edição da Festa Nacional do Colono, programada para ocorrer de 25 a 28 de julho no Parque do Agricultor, está cancelada. A decisão foi tomada pela Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana devido ao aumento nos custos para a realização do evento, que ultrapassaria os R$ 3 milhões. A situação demandaria de suplementação financeira e tornou-se inviável neste momento.
Cabe destacar que outro grande e tradicional evento da cidade, a Marejada de 2023 também foi cancela praticamente às vésperas de acontecer. Com relação ao cancelamento anunciado hoje, a Prefeitura justificou que após uma análise minuciosa da equipe, constatou-se que a Festa do Colono representaria um ônus considerável para a Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana, correspondendo a cerca de 25% do orçamento total para o ano. Diante desta constatação, a Secretaria entendeu que os recursos direcionados para a festa poderiam ser empregados de forma mais eficaz na infraestrutura da área rural, cuja gestão é de sua competência, dado que essa região abrange 70% do município de Itajaí. A intenção é que os recursos sejam destinados para melhoria de estradas e acessos no interior, garantindo boas condições de escoamento da produção agrícola da cidade, além de mais qualidade de vida aos moradores.
Em decorrência do cancelamento do evento principal, a escolha da rainha da festa também foi cancelada. Para mitigar a insatisfação do público, em especial a frustração de agricultores, a Prefeitura fará uma singela homenagem aos homens e mulheres trabalhadores do campo, com a promoção de um almoço e café da tarde exclusivo para os agricultores cadastrados na Secretaria. Apesar disso, sequer a data dessa celebração ainda não está definida, mas será anunciada em breve.
Foto: Marcos Porto / PMI (Arquivo)