DestaquesGeral

Prefeitura e BRK Ambiental ignoram questionamentos do Mesorregional sobre o novo aditivo

Até o momento, as questões enviadas pelo Mesorregional à Prefeitura Municipal de Blumenau e à BRK Ambiental, responsável pela operação do sistema de esgoto da cidade, permanecem sem respostas. Nós buscamos esclarecimentos sobre o déficit na cobertura do esgoto e o recente pedido de aumento tarifário pela empresa, mas, apesar dos compromissos de retorno das partes envolvidas, as respostas não foram enviadas conforme o prometido, sendo que publicamos uma ampla matéria há quase 30 dias atrás.

Em meio a esse impasse, o Vereador Emmanuel Tuca Santos (Novo) tomou a iniciativa de protocolar um requerimento com as mesmas perguntas feitas pelo Mesorregional. Ele direcionou as questões tanto à BRK Ambiental quanto ao SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), além de incluir novos questionamentos sobre uma possível contratação de agência publicitária pela concessionária, que, segundo o vereador, seria uma das agências que presta serviços ao Município.

A atitude do vereador reflete a crescente insatisfação com a falta de transparência e a postura das autoridades em não fornecer informações à imprensa e à população sobre um serviço essencial como o esgotamento sanitário. Blumenau segue com um atraso significativo no cumprimento das metas de cobertura, e a proposta da BRK de aumentar as tarifas, mesmo diante de falhas no contrato, tem gerado ainda mais questionamentos. E ainda, a empresa quer aumentar o contrato para 55 anos de vigência, além de reduzir a rede coletora e alterar o contrato para operarem com caminhões limpa fossa em praticamente metade da cidade.

A falta de resposta tanto da Prefeitura quanto da BRK Ambiental evidencia um descompasso entre as autoridades responsáveis pelo saneamento e a transparência que a população exige sobre um serviço de tamanha relevância. O Mesorregional e, agora, o vereador Tuca aguardam agora um posicionamento claro e responsável sobre as questões que impactam diretamente a qualidade de vida dos blumenauenses. “Se não me responderem no prazo legal, acionarei o Ministério Público.” afirma o parlamentar.

Apesar de não recebermos respostas, há rumores de que a partir da nossa reportagem iniciou-se uma certa resistência da atual gestão municipal na assinatura desse novo atitivo.

Foto: Jefferson Santos / Mesorregional

error: Conteúdo Protegido !!