Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias prorroga prazo de inscrição até 31 de agosto
Professores e profissionais da literatura têm uma oportunidade única de compartilhar e reconhecer iniciativas inovadoras na área do Livro, Leitura e Literatura. Foi prorrogado até o dia 31 de agosto o prazo para inscrições no Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias, uma iniciativa inédita na região que visa valorizar e premiar projetos desenvolvidos em instituições de ensino da rede pública municipal, bibliotecas e projetos comunitários.
Promovido pela Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) e pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), através do Colegiado de Gestores Municipais de Cultura, o prêmio abrange os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Segundo Mário Hildebrandt, presidente da Amve e prefeito de Blumenau, o objetivo da premiação é valorizar as ações que contribuem para a qualificação, o fomento e a sustentabilidade em projetos de literatura na região. Ele destaca que há profissionais dedicados que colaboram para a qualidade do ensino e a formação dos estudantes, e é importante reconhecer o trabalho criativo e de qualidade realizado no Vale Europeu.
O prêmio será dividido em cinco categorias: Educação Infantil, Séries Iniciais, Séries Finais, Bibliotecas e Projetos Comunitários. O primeiro lugar de cada categoria será premiado com um tablet, hospedagem de final de semana no Vale Europeu, medalha e certificado. Além disso, os projetos vencedores serão incluídos em um e-book e receberão um momento de premiação especial.
Os projetos inscritos serão avaliados por uma Comissão Especial de Avaliação, levando em conta critérios técnicos como clareza, viabilidade, capacidade de articulação e impacto cultural e social para a comunidade atendida pelo projeto. Também serão considerados pontos como transversalidade, abrangência, potencial de difusão, sustentabilidade, inovação e acessibilidade.
Valcir Ferrari, presidente do Cimvi e prefeito de Rodeio, destaca que o prêmio visa difundir metodologias que possam ser compartilhadas, aumentar o número de usuários nas bibliotecas e ampliar o acesso à informação, leitura e livros para os cidadãos da região.
O edital do Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias, contendo todas as informações sobre participação, está disponível no site www.amve.org.br. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online. Não perca a chance de participar e contribuir para o enriquecimento da literatura na região do Vale Europeu.