Procon orienta população sobre as compras para o Dia das Mães
Por conta dos presentes para o dia das mães, o Procon orienta cautela e atenção ao fazer compras, em especial quando o processo é feito pela internet. A orientação do órgão de defesa é para que o consumidor observe com atenção os preços anunciados, as condições das ofertas, como também a política de troca e devoluções oferecidas pelos estabelecimentos.
Em função do isolamento social, as promoções das empresas são enviadas ao consumidor por e-mail, mas é importante ficar atento, e verificar se o link ofertado no e-mail vai realmente direcionar o cliente para página oficial da empresa.
É preciso prestar atenção ao efetuar sua compra virtual no lado direito do endereço da página no navegador deve aparecer obrigatoriamente um cadeado fechado, garantindo assim que o site é seguro e certificado. Sempre é bom lembrar que se deve ter o máximo de cuidado em fornecer dados pessoais em sites, evitando assim golpes cibernéticos, tais como o uso indevido de seu cartão de crédito ou a emissão de boletos falsos.
Outra dica importante de segurança é em relação aos boletos, onde o Procon orienta que os códigos de barras superior e inferior devem ser idênticos, e também observar com atenção o valor e principalmente o beneficiário, que deve ser a empresa com CNPJ e não de uma uma pessoa física (CPF) quando se está comprando de uma empresa. É um forte indício de boleto falso.
As compras virtuais permitem a devolução do produto em um prazo de sete dias, processo que é respaldado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). É orientação também verificar em sites de reclamação se há queixas contra a empresa.
Nas compras presenciais, o consumidor deve exigir a nota fiscal do produto, o que comprova a relação de consumo, possibilitando assim a atuação do Procon quando necessária. Também é proibida a cobrança de valor mínimo para uso de cartões de débito ou crédito.
Foto: Reprodução Pexels