Profissionais do SAMU recebem primeira dose da vacina contra a Covid-19
“Estamos sendo vacinados e mostrando que não devemos ter medo de vacinas. Torço para que a gente consiga vencer o quanto antes essa pandemia e para que as pessoas percebam que já estamos imunizados, assim não terão medo, que sejamos um hospedeiro da Covid-19.” O relato é do socorrista Eder Castanha de Melo, de 41 anos, que trabalha no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Blumenau. Ele é um dos profissionais da linha de frente no atendimento de pacientes da Covid-19 e comenta que algumas pessoas se sentem medrosas no atendimento, desconfiadas que os profissionais do SAMU possam transmitir o coronavírus. “Estamos na luta e torcemos para que todos possam o quanto antes possível, ser vacinados.” frisa Eder.
Assim como ele, outras 191 mil pessoas deverão ser imunizadas neste primeiro momento em toda Santa Catarina, sendo que profissionais de saúde integram o grupo prioritário, assim como idosos e pessoas com comorbidades.
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube
Em Blumenau, a vacinação vai ocorrer em quatro etapas e deve imunizar aproximadamente 70 mil pessoas dos grupos prioritários, algo em torno de 140 mil doses, levando em conta as duas aplicações exigidas, de acordo com a Prefeitura. Até o momento, foram recebidas na cidade 3.400. Na primeira fase, além dos profissionais do SAMU, o Município vai imunizar os profissionais que atuam nas UTIs Covid-19, nas emergências Covid-19, no atendimento clínico hospitalar Covid19, do SAMU, trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência) e as equipes de vacinação que estiverem diretamente envolvidas na imunização dos grupos.
As pessoas que pertencem aos grupos prioritários poderão fazer agendamento da vacina por meio do site da Prefeitura, pelo aplicativo Pronto Mobile e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2). Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento, automaticamente o sistema vai agendar o retorno para a segunda dose da vacina, dentro do prazo adequado de retorno. Porém o agendamento só será aberto após a chegada de novas remessas por parte do Ministério da Saúde.
Fotos: Divulgação / SAMU