DestaquesGeral

Projeção do nível do Itajaí-Açu é de menos de 8 metros antes do amanhecer em Blumenau

Em live realizada pela Prefeitura de Blumenau às 19h desta segunda-feira (09), foram dadas as atualizações das medidas e reflexos na cidade. Inicialmente a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, trouxe dados dos atendimentos realizados pela Secretaria de Assistência Social, inclusive de pessoas acolhidas nos abrigos municipais.

Alguns secretários de governo trouxeram dados relacionados às suas pastas, como Ricardo da Silva, da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana, que frisou que nenhuma via está interditada por sequência de quedas de barreira. Ele foi seguido de Henrique Carlini, diretor do SAMAE que também destacou a permanência integral do fornecimento de água durante o período de enchente.

Em seguida, Alexandre Matias, da Educação, trouxe a confirmação do retorno das aulas na rede pública de ensino e agradeceu aos servidores, que mesmo sem aula, no decorrer de hoje compareceram às creches e escolas para possibilitar a retomada. Depois de Matias, o secretário de Comunicação, André Espezim, comentou sobre o serviço de comunicação por parte do Município e do papel fundamental da imprensa.

Logo depois, Alexandro Fernandes, deu detalhes sobre o trânsito, com a retomada de funcionamento de todos os semáforos e frisou que a Área Azul, só retornará à normalidade na próxima quarta-feira (11). Ele foi seguido de Giselle Chirolli, secretária da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, que houve a retirada de móveis e equipamentos da Secretaria para garantir que nada fosse danificado pela água. Antes dela, a vice prefeita trouxe dados do sistema de saúde, informando que apenas a vacinação não funcionará em todos os postos, por conta da logística, mas que semana que vem, tudo retoma à normalidade.

O Secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, que trouxe os detalhe sobre a retomada da Oktoberfest. Ele frisou que os portões da Vila Germância serão reabertos em definitivo para a festa às 18h de quarta. Também comentou da responsabilidade da tomada de decisão de suspenção e prolongamento do maior evento da cidade e que impacta de forma positiva na economia de Santa Catarina.

Em relação à Oktoberfest, a novidade apresentada foi que em frente ao Parque Vila Germânica haverá um container para recebimentos de doações para o Alto Vale do Itajaí. Foi lembrado também sobre o desfile de quarta, que deve ser o primeiro que ocorrerá este ano.

Logo após Greuel o prefeito Mário Hildebrandt, que conduziu toda a live, chamou então, o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, que trouxe todos os detalhes sobre as situação atendidas na cidade deste o último dia 4, quando as chuvas iniciaram. Foram 309 ocorrências no total, sendo que 209 foram relacionadas a deslizamentos de terra.

Sobre a projeção do rio Itajaí-Açu, Menestrina informou que às 20h, o rio estava com 8,97m e que a água do rio está “descendo drasticamente” e que o nível está diminuindo com lentidão. A perspectiva é que antes do amanhecer o nível do Itajaí-Açu, estará abaixo os 8 metros e isso irá retirar Blumenau da condição de enchente.

A transmissão chegou ao fim com a previsão do tempo, dada por Gabriel Cassol, do AlertaBlu, que trouxe dados em que amanhã e quarta-feira o clima será predominantemente sem chuva, mas que há possibilidade de chuva na quinta-feira (12), mas que isso não significa que seja um volume que proporcione enchente, mesmo assim podem ocorrer alagamentos e há preocupação iminente com deslizamentos,

Foto: Tiberê Lanzarini / Leitor Mesorregional (Arquivo)

error: Conteúdo Protegido !!