Projeto ” Proteja uma criança” contra a violência sexual infantil
A iniciativa do Projeto Proteja uma Criança é das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMIs), através de psicólogas policiais civis de Joinville e Brusque. A proposta é ampliar o trabalho no Estado. O projeto consiste em vídeos com atividades interativas com as crianças, dicas e orientações de como lidar com o corpo e identificar comportamentos inadequados, diálogo e comunicação para aprender a dizer não e a relatar possíveis abusos de adultos.
A ação é realizada nas redes sociais, pois as atividades presenciais foram canceladas desde o começo da pandemia da Covid-19. Desta forma, estão sendo postados vídeos sobre o tema, no Instagram e no Facebook (@protejaumacrianca). Conforme a psicóloga policial civil Aline Pozzolo Batista, da DPCAMI de Brusque que idealizou a iniciativa em novembro de 2019 com a também psicóloga policial civil Cristina Maria Weber, da DPCAMi de Joinville, a ideia do projeto é repassar aos adultos informações qualificadas e instrumentos para dialogar com as crianças, além de ensinar atividades a serem realizadas com elas para que se tornem menos vulneráveis às situações sexualmente abusivas.
O “Proteja uma Criança” também inclui frentes de trabalho, entre elas a “Oficina de Prevenção à Violência Sexual contra a Criança”, oferecida aos adultos responsáveis para promover uma reflexão sobre o assunto, sendo utilizada como ferramenta de prevenção à violência sexual contra as crianças.
Foto: Reprodução Internet e Divulgação da PCSC