Proteção solar para homens: opções e dicas essenciais para a escolha certa
O último mês do ano também é marcado pela campanha Dezembro Laranja promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a atenção para o câncer de pele se torna ainda mais crucial. Com um público masculino que lidera as estatísticas de vítimas da doença, marcas de mercado estão investindo em protetores solares voltados especialmente para esse grupo.
Segundo Daiane Faoro, analista de produtos de marcas próprias da CLAMED, muitos homens tendem a não ter o hábito de usar protetor solar, e a indústria vem oferecendo opções com texturas mais leves e adaptadas para peles oleosas. Essas novas linhas se destacam, oferecendo proteção contra radiações UVA e UVB, além de cuidados como hidratação, prevenção de manchas solares e envelhecimento precoce.
A escolha do protetor solar adequado é crucial. Daiane ressalta que o produto deve oferecer ampla proteção contra as radiações UVA e UVB, com atenção ao FPS. O fator de proteção deve ser considerado conforme o tipo de pele e a sensibilidade ao sol. Embora o FPS 30 seja uma opção adequada para o uso diário, fatores mais altos são recomendados para exposições prolongadas ou peles extremamente sensíveis.
A noção de que acima do FPS 30 não há diferença é um mito, de acordo com a analista. Ela destaca que, embora o FPS 30 ofereça proteção adequada, os fatores mais altos proporcionam maior proteção, especialmente para peles extremamente sensíveis à queimadura solar.
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil