DestaquesSegurança

Receita e Polícia Federal realizam operação contra crimes de contrabando, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro no Paraná

Nesta terça-feira (14), a Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram a 1º fase da operação Retribuição para coibir crimes organizados envolvendo contrabando, sonegação fiscal e lavagem de bens, valores e capitais. Itens de contrabando eram vendidos Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Foram cumpridas ordens judiciais expedidas pela Justiça Federal da 9º Vara Criminal de Curitiba/PR de busca e apreensão e sequestro de bens e valores na cidade de Ivaiporã (PR). A Justiça determinou ainda, o bloqueio de bens e valores em contas bancárias e investimentos financeiros dos investigados.

As investigações apontam que os suspeitos tinham como principal atividade a importação de cigarros vindos do Paraguai e distribuídos para comércios do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, lavagem de dinheiro mediante estabelecimento comercial de fachada e uso de contas de laranjas, os quais eram utilizados para dar aparência de legalidade às atividades ilícitas.

Ainda de acordo com as investigações, somente em 2021 os suspeitos movimentaram cerca de R$ 8,7 milhões. Também foi apurado que um dos investigados, já foi condenado pelo crime de contrabando de cigarros e possui dívida ativa com a União pelo mesmo crime. O valor devido à Fazenda Pública Federal chega a aproximadamente R$ 1 milhão.

Fonte e foto: Comunicação Institucional e Cidadania Fiscal (Sacin).

error: Conteúdo Protegido !!