Recontagem de votos feito pela Justiça Eleitoral confirma Diego Nasato no lugar de Egídio Beckhauser
Foi realizado na manhã desta sexta-feira (2) o reprocessamento da totalização dos votos da última eleição para vereador em Blumenau, em 2020, desconsiderando os votos dados aos candidatos do Republicanos, que teve a chapa impugnada, e confirmando o nome de Diego Nasato, do Novo, como eleito, com 1.554 votos.
Diego entra na vaga de Egídio Beckhauser, eleito com 2.733 votos, o quinto vereador de Blumenau mais votado na eleição de 2020. Contudo, o Partido Novo entrou com uma ação contra o Republicanos, por considerar que duas mulheres candidatas atuaram como laranjas para formar a chapa de vereadoras, tese acatada pela Justiça Eleitoral catarinense, que assim determinou a anulação de todos os votos da legenda. O julgamento foi realizado em 9 de março deste ano.
Após interpor recursos na tentativa de reverter a decisão junto ao Tribunal Regional, o diretório municipal do Republicanos entrou com recurso especial junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com pedido de concessão de efeito suspensivo, o que foi julgado prejudicado pelo ministro Benedito Gonçalves. Diante da negativa, a 88ª Zona Eleitoral já providenciou a retotalização dos votos da eleição proporcional.
O prazo para exame do recálculo é três dias e, uma vez vencido, partidos e coligações poderão apresentar reclamações em dois dias para análise da junta eleitoral. O mérito do recurso especial ainda será julgado pelo TSE.
Foto: Câmara de Vereadores/Divulgação