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Recorde histórico: mais de 68% da comunidade escolar participa da Avaliação Institucional 2024

A Avaliação Institucional 2024 da rede estadual de ensino atingiu um marco inédito, com 68,29% de participação da comunidade escolar, o maior índice já registrado na história da iniciativa. Esse envolvimento massivo reflete o crescente compromisso de pais, professores, estudantes e a equipe técnica administrativa com a qualidade da educação nas 1.045 unidades escolares espalhadas pelo estado.

A avaliação, que visa contribuir diretamente para o aprimoramento do ensino, teve como foco quatro eixos principais: Políticas Pedagógicas, Clima Organizacional, Infraestrutura e Políticas de Gestão. O resultado deste processo será fundamental para orientar as ações de planejamento e monitoramento das escolas, além de guiar o apoio necessário para o desenvolvimento das instituições de ensino.

Engajamento de Todos os Níveis de Ensino

Durante a Avaliação Institucional, os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental foram acompanhados por pais ou responsáveis durante o preenchimento dos formulários, garantindo que os mais jovens pudessem participar de forma orientada. Já os alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio responderam ao questionário de maneira independente, sem necessidade de auxílio.

A pesquisa foi estruturada em 24 afirmativas, com os participantes podendo escolher apenas uma resposta dentro de uma escala avaliativa. O alto índice de participação é um reflexo da relevância que a comunidade escolar dá ao processo, enxergando nele uma oportunidade de contribuir diretamente para as melhorias no ambiente escolar.

Plano de Gestão Escolar e Projeto Político Pedagógico

Neste ano, a Avaliação Institucional trouxe uma novidade importante ao incorporar questões relacionadas ao acompanhamento e monitoramento do Plano de Gestão Escolar (PGE). A comunidade escolar teve a oportunidade de avaliar as ações implementadas pelas equipes gestoras de cada unidade e sugerir ajustes ou reestruturações no Projeto Político Pedagógico (PPP), instrumento essencial para o alinhamento das diretrizes educacionais de cada escola.

Foto: Divulgação / Reprodução

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