ColunistasDestaques

Reflexão: pandemia e aprendizado necessário

Confira a coluna de Alexandro Fernandes. Hoje o administrador fala sobre alguns reflexos gerados pela pandemia do novo coronavírus. Leia:

Estamos vivendo num mundo de incertezas, frustrações, inseguranças e perdas relacionadas ao Covid 19 há exatos 16 meses. Este processo iniciou com notícias dispersas e foi chegando rapidamente em nossas vidas e ao nosso dia a dia, gerando muitas dúvidas e expectativas sobre o que iríamos enfrentar.  

Na sequência, para muitas pessoas, as dúvidas foram se transformando em frustrações, onde, segundo a psicanálise, significa o estado de um indivíduo quando impedido por outro ou por si mesmo de atingir a satisfação de uma exigência pulsional. Ou seja, entramos numa fase totalmente desconhecida e os desafios se transformaram em barreiras gigantescas.

Desta forma a insegurança que é a sensação de não estar protegido, numa junção com a perda de pessoas próximas e o isolamento social, gerou dificuldades sociais, psíquicas e econômicas, não imaginadas ou não percebidas antes da pandemia.

Agora com as regras sanitárias estabelecidas, os hospitais equipados, profissionais de saúde com mais conhecimentos, toda a ciência voltada para a resolução do problema e com a vacinação acontecendo de forma acelerada, podemos voltar a ver uma realidade de evolução muito próxima, desde que tudo isto sirva de aprendizado e possamos refletir e melhorar como seres humanos em todas nossas ações.

O mundo nos mostrou que as pequenas coisas em nossas vidas são muito valiosas e precisam estar inseridas em nosso dia a dia. Aprendemos também que com união, conhecimento e evolução do homem ao longo do tempo, nada será impossível de ser resolvido e nossos problemas momentâneos serão solucionados com cabeça erguida, muito trabalho e entendendo a necessidade de adaptações constantes.

O autoconhecimento é extremamente necessário para tentarmos ser os mesmos, porém renovados, reflexivos e acreditando que com cada um fazendo a sua parte viveremos em comunidades, cidades, estados, países e mundo, com certeza, muito melhores.

Neste ponto temos que ter aprendido que a educação e o respeito ao próximo são fundamentais para que possamos, de fato, continuar a viver, nos desenvolver como sociedade e buscar cada qual a sua satisfação pessoal. Não podemos passar por isso sem ter aprendido nada, esta é a reflexão que devemos fazer e termos atitudes coerentes com essa nova realidade e caso isso não ocorra tudo que passamos terá sido em vão.

Nas redes sociais siga Alexandro:

Instagram @alexandroef
Facebook @Alexandroef
Linkedin Alexandro Eduardo Fernandes

error: Conteúdo Protegido !!