Representada pela FURB em Blumenau, ACAFE terá Programa Faculdade Gratuita em 2023
O governador eleito de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), esteve presente à posse da nova gestão da Associação Catarinense das Fundações Educacionais de Santa Catarina (ACAFE) e reafirmou o compromisso com a educação superior, “venho declarar meu apoio às universidades comunitárias, instituições que precisamos proteger. Eu tenho o compromisso de ser o governador que mais vai ajudar as universidades comunitárias e isso vai ser um exemplo no Brasil. Estou aqui para reafirmar o compromisso de efetivamente erguermos a régua na educação em Santa Catarina”, disse ele no discurso que fez às autoridades e convidados presentes.
Assumiram o compromisso de liderar os trabalhos do grupo na gestão 2022-2024 da ACAFE a reitora Luciane Bisognin Ceretta, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), e o reitor Kaio Henrique Coelho do Amarante, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).
Além de Unesc e Uniplac, e da FURB, única associada da ACAFE em Blumenau, também fazem parte da Associação a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Universidade do Contestado (UnC); Católica de Santa Catarina; Centro Universitário Barriga Verde (Unibave); Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi); Centro Universitário de Brusque (Unifebe); Universidade do Vale do Itajaí (Univali); Universidade da Região de Joinville (Univille); Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó); Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp).
Ainda na noite de posse, os presentes presenciaram a assinatura do Memorando de Entendimento, documento fruto da parceria entre ACAFE e Fapesc. A partir dele, serão elaborados ações e programas de internacionalização visando a interação das universidades, centros de inovação, incubadoras de empresas, parques científicos, tecnológicos, e de inovação, organizações e instituições de outros países para criar modelos de gestão, ensino, pesquisa, inovação, cooperação e interação. Permitindo sua aplicação nas práticas das instituições de Santa Catarina no enfrentamento de novos desafios regionais, nacionais e mundiais, na formação de talentos, geração de conhecimento e soluções de demandas da sociedade.
O documento é um desdobramento da Missão Japão/Singapura, realizada em novembro, quando representantes das instituições de ensino catarinense visitaram os países asiáticos.
Foto: Divulgação