DestaquesGeral

Santa Catarina prepara curso inédito sobre Políticas Públicas para idosos, com foco em capacitação de gestores

Com uma expectativa de que 20% da população de Santa Catarina será composta por idosos até 2034, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado está tomando medidas proativas para atender às necessidades desse público. De 12 a 14 de novembro de 2024, será realizado um curso inédito sobre Políticas Públicas para os idosos, voltado para conselheiros, gestores, técnicos e lideranças envolvidas com o tema.

Capacitação para um futuro mais inclusivo

O curso, financiado pelo Fundo Estadual do Idoso (FEI), oferece uma oportunidade valiosa de formação para 200 profissionais que atuam em políticas públicas voltadas à terceira idade. A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, destaca a relevância desse curso, especialmente para os municípios, que são os principais responsáveis por implementar ações diretamente junto à população idosa.

Conteúdos abordados e estrutura do curso

Entre os temas a serem discutidos estão o envelhecimento da população no Brasil, o histórico das legislações sobre direitos da pessoa idosa, o papel dos conselhos municipais e estratégias de combate à violência contra os idosos. Além disso, o curso buscará debater a transversalidade das políticas públicas, enfatizando como as diversas áreas da gestão pública, como saúde, educação e lazer, precisam se unir para garantir uma vida mais digna e ativa para os idosos.

Foto: Divulgação / Reprodução

error: Conteúdo Protegido !!