DestaquesGeral

SC é sede de Certificação Nacional de Cães do Corpo de Bombeiros Militar

Entre os dias 8 e 11 de abril, a capital catarinense se tornará o epicentro das habilidades caninas de busca, resgate e salvamento com a realização da Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Este evento, fruto da parceria entre o CBMSC e o Comitê de Busca, Resgate Salvamento e Cães (CONABRESC) da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), tem como objetivo principal aprimorar as habilidades dos binômios – a equipe formada pelo bombeiro militar e o cão de busca.

As provas, que envolvem busca rural com varredura de área e busca rural por restos mortais, têm início previsto para as 16h desta segunda-feira, 8 de abril. Antes disso, pela manhã e início da tarde do mesmo dia, estão agendadas atividades como a apresentação da arbitragem e dos figurantes das provas, inspeção veterinária, congresso técnico, conferência de documentos e chipagem.

A participação no evento está restrita aos binômios de Santa Catarina, visando nivelar os conhecimentos específicos dos cinotécnicos e prepará-los para intervenções em situações de ocorrências reais. Além das provas, haverá a formação de árbitros, parte de um projeto nacional da LIGABOM, com a presença de militares dos estados do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraná.

O CBMSC tem se destacado internacionalmente no campo de busca e resgate com cães, com reconhecimento inclusive em eventos de grande escala como nas tragédias de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, e Petrópolis, no Rio de Janeiro. Mais recentemente, os cães foram fundamentais durante as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em setembro de 2023.

A saúde dos animais é uma prioridade e é cuidadosamente monitorada pela Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSC. Exames regulares, incluindo check-ups anuais realizados em universidades parceiras com curso de Medicina Veterinária, são fundamentais para garantir o bem-estar dos cães. Durante esses exames, os cães são acompanhados por seus condutores, juntamente com dois veterinários cinotécnicos do CBMSC.

Foto: Divulgação / CBMSC

error: Conteúdo Protegido !!