SC intensifica fiscalização e orientação sobre a segurança dos capacetes
O trabalho de fiscalização e orientação do Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) sobre os aspectos de segurança dos capacetes começou nesta segunda-feira, 24. Os requisitos devem ser observados tanto para quem vende, quanto para quem compra o dispositivo.
A ação faz parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e de seus órgãos delegados em todo o país e, que teve início em 11 de abril e terá duração de 90 dias.
A cada semana, o foco será em um produto diferente. As operações têm caráter orientativo e os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades serão instruídos a corrigir os procedimentos.
“Todos os dias temos notícias de acidentes com motociclistas. E é essencial que pilotos e passageiros utilizem o capacete e que estejam com o selo ou etiqueta interna do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), capacetes seguros reduzem o risco de morte em até seis vezes e de ferimentos no cérebro em até 74%. Para garantir essa segurança, nesta semana estamos intensificando o trabalho com foco nos capacetes”, alerta o diretor de Fiscalização da Qualidade, Maurício Marques Nazário.
Foto: Divulgação/Reprodução