DestaquesEducação

Semana de Valorização das Diferenças movimenta experiência escolar de Itajaí

Todos os seres humanos são compostos por características que lhes tornam únicos. As particularidades físicas são as que mais facilmente anunciam as diferenças entre uma pessoa e outra. No entanto, há também a diversidade cognitiva, cultural e neurológica que torna cada pessoa inigualável naquilo que é. Valorizar essas diferenças é essencial para o reconhecimento da dignidade inerente a todos os seres humanos. 

É por isso que, em Itajaí, a Rede Municipal de Ensino promove a Semana de Valorização das Diferenças (SDV), que tem movimentado as unidades de ensino desde a última segunda-feira (22). A programação se encerra nesta sexta-feira (26) e conta com palestras e seminários cuja intenção é dar destaque à Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva. O objetivo é a permanência de todos nas escolas, independentemente de peculiaridades sociais, de gênero, religiosa ou de deficiências.

A ação conta com palestras com títulos como “Ser mãe de autista”, “O cuidado de si e novas escolhas”,  “Flexibilização do Currículo para uma Educação Inclusiva”, “Infância Protegida”, “Comportamentos Inclusivos: como aplicar na prática do nosso dia a dia”, entre outros. Além disso, as unidades de ensino receberam os estudantes com atividades que proporcionam experiências relacionadas à diversidade.

Um exemplo é a ação realizada no Centro de Educação em Tempo Integral (Cedin) Ângela Dalçoquio de Souza, no bairro Barra do Rio, onde a agente de atividade em educação especial, Elaine Vastres, juntamente com toda a equipe, construiu um túnel interativo, sensorial e incluso, no qual as crianças podem experimentar sensações diversas. Ao longo da semana, todas as turmas e profissionais tiveram a oportunidade de despertar os seus sentidos no espaço, que traz texturas variadas, música, iluminação. A ideia é que todos entrem no espaço com vendas e descalços para maior sensibilidade. 

O Centro de Educação Infantil (CEI) Vereador Luiz Gonzaga Agostinho, da Vila Operária, também preparou uma sala sensorial. O espaço foi elaborado pelos profissionais da unidade, com o objetivo de estimular os sentidos táteis, visuais e auditivos, com o auxílio de materiais diversos. A sala sensorial está aberta para visitação de todas as famílias até sexta-feira (26). 

Nosso corpo reage a estímulos vindos do ambiente externo a todo momento. As capacidades de processamento sensorial são usadas para a interação sensorial, para o desenvolvimento de habilidades motoras, para atenção e concentração. As crianças entram com os olhos vendados no primeiro momento. Após vivenciarem tudo, retiram as vendas e apreciam a sala sensorial com muito encantamento e surpresa. Eles ficam admirados e apaixonados pelo espaço, criado especialmente para esta Semana de Valorização das diferenças”, enfatizou a diretora do CEI, Viviane Pianezzer.

Fotos: Prefeitura de Itajaí / Reprodução

Já a Escola Básica Pedro Paulo Rebello, do bairro São Vicente realizou um desfile inclusivo com o tema “Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe”, numa iniciativa dos profissionais da Educação Especial que atuam na Escola. O Professor de Língua de Sinais, Sérgio Roberto Dias, participou do momento com a aluna Adrielly, em uma apresentação que tem como objetivo ampliar a comunicação das pessoas surdas da cidade.

Em Itajaí, por meio da Lei nº 4074, de 16 de abril de 2004, foi instituída a Semana dos Portadores de Necessidades Especiais. Hoje, conforme atualização das legislações e consensos teóricos, não se utiliza mais este termo. Nesse sentido, criou-se, em 2017, a Semana de Valorização das Diferenças de Itajaí – a SVD.

error: Conteúdo Protegido !!