Serra de Guaratuba, permanece interditada por conta de deslizamento
Diversas equipes de resgate como a Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal de Corpo de Bombeiros Militar e Voluntários seguem mobilizadas na ocorrência de deslizamento de encosta – na altura do km 669 da BR-376, em Guaratuba-PR, na Serra do Mar – que interliga os estados do Paraná e Santa Catarina.
De acordo com as informações divulgadas pela concessionária Arteris Litoral Sul, a ocorrência teve início por volta das 19h15min da noite de segunda-feira (28). No início da madrugada desta terça-feira (29), as equipes se concentram no atendimento aos envolvidos – resgate em área com deslizamento sob coordenação do Corpo de Bombeiros.
O Mesorregional apurou que o acesso mais fácil é por Santa Catarina, tendo em vista que equipes deslocadas de cidades do litoral do Paraná tiveram mais dificuldades em chegar no local, do que as equipes de resgate de Santa Catarina, sendo que Bombeiros Militares de de Garuva e Voluntários Joinville, além de outras cidades da região.
A equipe de Força Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina 13 pertence ao Batalhão de Balneário Camboriú e a Força Tarefa 07 ao de Itajaí. As equipes foram compostas com apoio com binômios (bombeiro militar + cão de busca) – inclusive de Blumenau e de Navegantes – além de equipamentos específicos para acesso a áreas deslizadas, bem como para resgate veicular. Do Vale do Itajaí, pelo menos 30 bombeiros militares foram empenhados para a divisa com o Paraná.
No decorrer desta terça-feira (29), se as condições meteorológicas permitirem, a equipe do helicóptero Arcanjo 03 sobrevoará a região e havendo necessidade auxiliará nos resgates.
Testemunho
O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, estava na BR-376 quando houve um novo deslizamento de terra que atingiu veículos e bloqueou a rodovia.
Justus fez um vídeo ao vivo em suas redes sociais e falou que estava envolvido no acidente, juntamente com o seu motorista. Ele descreveu a situação como “horrorosa” e disse que está vivo por milagre.
Óbitos
Até ás 2h da madrugada, o Mesorregional recebeu informações extraoficiais de pelo menos dois óbitos. As buscas por vítimas foram encerradas minutos antes desde horário, quando ainda chovia forte no local e colocava em risco os socorristas, motivo pelo qualquer as buscas foram suspensas, sendo retornadas às 5h.
Orientação para o trânsito:
A ligação entre os estados do Paraná e Santa Catarina pelo trecho (BR-376/PR e BR-101/SC) segue totalmente interditada e sem previsão de liberação. Os bloqueios ocorrem na praça de pedágio de São José dos Pinhais-PR, km 635 da BR-376/PR, na unidade operacional da PRF em Tijucas do Sul (km 662) e na praça de pedágio de Garuva, no km 1,3 da BR-101/SC.
A recomendação da concessionária é para que os condutores antecipem a manobra de retorno (evitando prosseguir até os bloqueios definitivos nas duas praças). Opções de retorno:
• BR-376/PR – interdição no km 635 sul: opções de retorno no km 617, 619, 625 e 633
• BR-376/PR – Interdição no km 662 sul: opções de retorno no km 644, 648 e 654.
• BR-376/PR – Interdição no km 669 sul: opções de retorno no km 663.
• BR-101/SC – Interdição no km 1 norte: opções de retorno no km 27, 25, 20, 14, 10, 6 e 1,8.
A rota alternativa indicada neste momento para ligação entre os dois estados é via BR-470 e BR-116 (link).