Serra Dona Francisca é alternativa mais curta entre o Paraná e Santa Catarina
Ainda por consequência das chuvas, algumas rodovias entre Santa Catarina e o Paraná seguem com bloqueios parciais e totais nesta quarta-feira (21). O pior reflexo é com a interdição da BR-376, no trecho da Serra de Guaratuba/PR, que foi interditada de forma preventiva e segundo a concessionária Arteris Litoral Sul, não deve ter o fluxo liberado hoje por conta da previsão de chuva na região.
No trecho catarinense, ainda por conta de enchente, ainda há bloqueio parcial no sentido sul (apenas uma faixa) na altura do quilômetro 99 da BR-101, em Balneário Piçarras, no sentido norte, o trânsito está liberado. Se não chover, até o final da manhã a situação deve voltar à normalidade, já que o nível da água tende a baixar.
Ainda na BR-101, o Morro dos Cavalos, em Palhoça, o trânsito está liberado nos dois sentidos, mas há congestionamento, já que apenas uma pista de cada sentido está liberada. Já no norte de Santa Catarina, a BR-280 seque com bloqueio total na Serra de Corupá, isso por conta de desmoronamento da pista que ocorreu com a chuva registrada ainda no início desse mês. Vale destaca que não há mais bloquei no Morro do Boi, em Balneário Camboriú.
Reflexos
Por conta da busca de rotas alternativas, entre os dois estados, há registro de filas gigantescas tanto para quem utilizar a Serra Dona Francisca em Joinville, sendo que SC-418, vem recebendo bloqueios noturnos para todos os veículos pesados e não é permitido a trafegabilidade de rodotrem (também conhecido como bitrem).
Outros reflexos voltam a ser expressivos tanto na BR-470, quanto na BR-116, sobretudo nos trechos de pistas simples, que já estão totalmente deterioradas, principalmente pela falta de manutenção preventiva, atrelada ao fluxo intenso e as chuvas dos últimos dias. O leitor Mesorregional Harri Kreitlow, passou pela BR-116 na manhã desta quarta-feira (21) e nos enviou um vídeo da situação. Confira as imagens: