ColunistasDestaques

Seu produto está dando lucro?

Por Fabiana Voltolini Vieira, colunista do Notícias Vale do Itajaí:

 

Lucro move a economia. Uma empresa sem lucratividade, entra em uma espiral ascendente e quebra, não tem jeito. Mas será que sua empresa realmente está dando lucro?

Há muitas indústrias que operam por longos períodos com margens apertadas e em qualquer mudança de mercado, quebram. Isso acaba acontecendo, na maioria das vezes, pois gestores não possuem o real cenário em termos de lucratividade. Não podemos avaliar apenas o volume financeiro de entradas e saídas para identificar a lucratividade de uma empresa.

Se uma empresa não avalia constantemente se seu produto está gerando lucros, acaba caindo em armadilhas. Por mais que a empresa esteja em boa saúde financeira, este aspecto precisa ser avaliado constantemente.

Se a empresa não possui um controle de produção industrial, por exemplo, pode estar tendo um enorme gargalo de lucratividade. Seu produto até está gerando lucro, mas poderia gerar muito mais. Com isso, seu fluxo de caixa fica prejudicado e a empresa mais exposta à crises financeiras.

Para saber se o produto está realmente gerando lucro, precisamos analisar todo o contexto industrial. Controlar a produção, estabelecer processos otimizados, tornar a gestão mais profissional, tudo isso vai impactar diretamente na lucratividade do produto. Se não mensurar estes elementos, não há como obter dados precisos. Controlar todos estes processos é fundamental para que se tenha bons indicadores de lucratividade.

Controlar processos, usar dados precisos e analisa-los com inteligência é fundamental para manter sua empresa saudável e competitiva.

 

*Fabiana Voltolini Vieira é gerente comercial da filial da Vedois Tecnologia em Timbó (SC), empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções em automação industrial. E sócia fundadora da Sull Automação, especialista em soluções de AIDC.

 

error: Conteúdo Protegido !!