DestaquesSegurança

Suspeito de envolvimento em golpe virtual é preso em Blumenau

Um homem de 32 anos, natural da Nigéria, foi preso na manhã desta terça-feira (15), no bairro Vila Nova, em Blumenau, durante a Operação Anteros, deflagrada pela Polícia Civil de São Paulo. Com o indivíduo foram apreendidos aparelhos eletrônicos usados em golpes virtuais.

A operação ocorreu em seis estados, entre eles Santa Catarina. Os crimes eram cometidos nas redes sociais ou por aplicativos de namoro, onde os criminosos enviavam solicitação de amizade a potenciais vítimas, em especial funcionários públicos e idosos, independentemente do sexo. Todas as vítimas eram detentoras de faixa salarial que demonstrava alto poder aquisitivo. 

Os investigados, conhecidos por “romance scammers”, são especializados em fraudes na internet com o uso de perfis fakes. Após contatos iniciais de amizade, sempre sutis e de diálogo convincente, os criminosos iniciavam o namoro virtual e aos poucos as vítimas, em sua maioria, acabavam por enviar fotos ou vídeos íntimos que posteriormente eram utilizados na extorsão.

> > Participe do nosso grupo no WhatsApp
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube

Durante as investigações, foram identificadas 437 vítimas que registraram ocorrência e que tiveram prejuízo superior aos R$ 24 milhões. Em todos os estados brasileiros, contando as subnotificações, os números superam duas mil vítimas que tiveram prejuízo estimado de 250 milhões movimentados por essa organização criminosa nos últimos três anos.

O Delegado de Polícia responsável pelas investigações determinou o indiciamento de 210 pessoas, representou pela decretação de 181 mandados de prisões preventivas, 216 mandados de busca e apreensão e o sequestro de 5 milhões de reais (entre bens móveis e imóveis), além do bloqueio e também sequestro bancário de 329 contas (de pessoas físicas e jurídicas).

Fotos: Divulgação / Polícia CIvil

A Operação Anteros

A Operação Anteros surgiu com a Operação Ícaro, deflagrada em 2019, cujo objetivo foi desarticular uma organização criminosa que atuava em prisões com a entrega de materiais fazendo o uso de drones. Após a análise de aparelho celular de um preso durante aquela operação, a Polícia Civil identificou grande movimentação bancária que motivou outra etapa investigativa.

Com o uso de ferramentas de inteligência e investigação formal, que perdurou por mais de um ano, os investigadores descobriram uma complexa organização criminosa que atua em diversos países e que tem grande atuação no Brasil.

error: Conteúdo Protegido !!