DestaquesGeral

Suspensão de aulas e caos em Blumenau após forte chuva e escolas alagadas

A forte chuva que atingiu Blumenau na quinta-feira (13) resultou na suspensão das aulas na manhã desta sexta-feira (14) em várias unidades de ensino da cidade. A Secretaria de Educação anunciou a suspensão das atividades na EBM Machado de Assis, no bairro Itoupava Seca, EBM Bilígue Patrícia Helena Finardi Pegorim, no bairro Fortaleza Alta, EBM Wilhelm Theodor Schurmann, Itoupava Central, EBM Profª Hella Altenburg/EEI Adélia Cardoso (apenas educação infantil), no bairro Salto e CEI Paulo Freire, localizada no bairro Itoupava Central.

A Prefeitura informou que a equipe da secretaria está trabalhando para normalizar a situação nas escolas afetadas, com a expectativa de atualizar a população até às 10h sobre a continuidade ou não da suspensão das aulas à tarde.

No entanto, professores e funcionários de algumas unidades, como a EBM Machado de Assis, enfrentaram dificuldades durante a noite devido à falta de suporte, segundo relatos. Uma professora, em contato com o Mesorregional, relatou que cerca de 800 alunos do período vespertino e que, apesar do plano de contingência implementado pela escola, a falta de apoio foi notada: “Saí da escola às 19h20min, nem sinal da Defesa Civil para ajudar. Sei que a cidade inteira ficou um caos, mas não foi fácil ficar sem suporte”, comentou.

A situação ainda levanta questionamentos sobre o funcionamento do dique do bairro Itoupava Seca. Muitos moradores e educadores esperam que, além da resposta imediata às situações de emergência, o suporte institucional seja mais ágil em situações de risco, garantindo a segurança das escolas, alunos e comunidade.

Além da suspenção de aulas nessas unidades educacionais, a chuva ainda causou danos em outras áreas, como no atendimento no Ambulatório da Itoupava Central, além da coleta de lixo. A Defesa Civil Municipal informou que foram geradas pelo menos 145 ocorrências. O Mesorregional continua acompanhando os desdobramentos dos impactos da chuva em Blumenau e a atuação das equipes de emergência.

Imagens: Especial / Leitores Mesorregional

error: Conteúdo Protegido !!