DestaquesGeral

Tempestades atingem cidades do sul do Brasil e preocupam Santa Catarina

🌧️⚡ Algumas tempestades atingiram diversas regiões do sul do Brasil a partir do fim da tarde desta segunda-feira (21). Em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, houve vendaval no fim da noite de segunda-feira (16), confirmando a previsão de chuvas abundantes no sul do Brasil. A situação é preocupante, especialmente nas regiões catarinenses, como o Norte e o Alto Vale do Itajaí, que já sofreram com inundações nos últimos dias.

Outras cidades do sul do país também foram atingidas, como na região Alpestre no Rio Grande do Sul, que registrou queda de grazino. Em São Joaquim, na Serra Catarinense, também choveu muito forte e em Fraiburgo, a situação também ficou agravada com a queda de granizo. Em Maringá, no norte paranaense, houve vendaval que resultou até mesmo na queda da cobertura de um galpão.

A Epagri/Ciram e a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina emitiram um comunicado sobre as condições esperadas para os dias de 16 a 19 de outubro de 2023.

Entre segunda e terça-feira, a chuva retorna a Santa Catarina com volumes significativos. Os acumulados previstos variam de 90 a 140 mm no Grande Oeste e Planalto Sul, de 70 a 110 mm no Planalto Norte, Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí, e de 40 a 70 mm na Grande Florianópolis, Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí.

Alguns locais podem receber mais chuva do que o previsto. Além da chuva intensa, há previsão de temporais em todo o estado, com raios, rajadas de vento fortes e granizo, principalmente no Extremo Oeste e Oeste. O risco é moderado a alto para danos como destelhamentos, quedas de árvores e problemas na rede elétrica. Essas chuvas estão relacionadas a sistemas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera, ao fluxo intenso de calor e umidade da Amazônia e à formação de uma frente fria no oceano.

Na quarta-feira, a chuva continuará em Santa Catarina, mas com volumes menores. A condição de temporais persiste, especialmente no Grande Oeste, nas áreas próximas à divisa com o Paraná. Entre a tarde e noite de quinta-feira, a situação de temporais e chuvas intensas continua, principalmente no Grande Oeste.

Foto em destaque: Eduardo Grassi / Chapeco.Org

error: Conteúdo Protegido !!