Temporal causa estragos em SC, com quedas de árvores, destelhamentos e falta de energia
A chegada de uma frente fria provocou um temporal em várias regiões de Santa Catarina, causando destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica. As áreas mais atingidas foram o Oeste, a Serra o Litoral Sul, mas cidades como Jaraguá do Sul, no Norte, e Blumenau, no Vale do Itajaí, também registraram estragos.
Em Tubarão, por exemplo, casas foram destelhadas, enquanto em Criciúma, o vento destruiu barracas que faziam parte de um evento gastronômico. Na cidade de Jaraguá do Sul, diversas árvores foram derrubadas em vias públicas, prejudicando o trânsito.
Em Blumenau, um defeito no circuito da Linha de Transmissão de 138kV que alimenta a Subestação Bairro da Velha deixou cerca de 57.000 clientes sem energia. De acordo com João Marcos, gerente regional da Celesc, equipes estão trabalhando para restabelecer o fornecimento, com previsão de normalização até 17h desta quinta-feira. Às 15h50min, o número de clientes sem energia já havia sido reduzido para 30.000, unidades afetadas, o que demonstra a agilidade do reparo dos serviços.
No total, em todo o estado, aproximadamente 200 mil unidades consumidoras foram afetadas pela falta de energia por volta das 16h, sendo a situação mais crítica registrada na região de Painel, na Serra Catarinense e na região de Itajaí, onde mais de 117.000 unidades consumidoras da Celesc foram afetadas com a interrupção de energia. Cidades do Rio Grande do Sul e do Paraná também foram atingidas.
Imagens: Reprodução / WhatsApp