Teste de totens de acessibilidade da Oktoberfest é realizado na prática
Parte da equipe do Parque Vila Germânica e da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), acompanhadas de pessoas com deficiência moradoras da cidade, estiveram na terça-feira, dia 26, conferindo de perto os preparativos finais da Oktoberfest. As melhorias buscam proporcionar mais acessibilidade e inclusão na maior festa alemã das Américas.
O protagonismo ficou por conta da demonstração do sistema que irá possibilitar mais acessibilidade e inclusão junto aos totens informativos que ficarão espalhados pela estrutura da festa. Por meio da Inteligência Artificial, pessoas com diferentes necessidades poderão acessar o totem com toque, comandos de voz ou leitura em libras, e assim receber dicas, por exemplo, de onde está localizado o banheiro mais próximo do ponto em questão. “Este é sem dúvida o grande mote da festa deste ano, proporcionar conforto para as pessoas com deficiência e que elas se sintam incluídas dentro do evento”, destaca o presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.
“Estamos aqui para que as pessoas que realmente vão utilizar as implementações de acessibilidade possam contribuir com os ajustes e todos sejam beneficiados durante a realização da 38ª Oktoberfest, que já inicia na próxima semana.”, comentou Giselle Chirolli, secretária da Seidep.
A parte de acabamento dos banheiros adaptados tanto para pessoas que utilizam cadeiras de rodas, quanto para ostomizados e com nanismo, por exemplo, também está sendo finalizada. “O piso novo do banheiro está ótimo, tudo adaptado, pia, vaso sanitário. Achei tudo muito top e vai contribuir demais pra gente poder aproveitar bem a Oktober”, avaliou Júlia de Morais, de 19 anos, usuária de cadeira de rodas e que esteve presente durante a visita.
Durante a 38ª Oktoberfest as entradas do Parque Vila Germânica terão rampas de acessibilidade; haverá plantão de Libras no local; gravação no telão dos palcos com informação em Libras durante os intervalos das bandas; balcões de atendimento acessíveis nos pontos de alimentação, bebidas e caixa. Todas as ações previstas serão detalhadas próximo do início da festa.
Foto: Michele Lamin / Divulgação