Timbó recebe palestra sobre comunicação assertiva, nesta segunda-feira, 18, para mulheres empreendedoras
A falta de coragem para correr riscos é um fator que atrapalha e desestimula o sucesso de muitas empreendedoras. De acordo com pesquisa do Sebrae, o medo de falhar é a preocupação de 17% das mulheres, enquanto apenas 5% dos homens que pensam em empreender têm esse temor. Para evitar esse tipo de problema, é necessário investir nas soft skills, conhecidas também como competências socioemocionais. Entre essas competências, que são de extrema importância para que as mulheres tenham vantagem no mercado, é a comunicação. Para ajudá-las nesse desafio, o movimento de empreendedorismo feminino “Mulheres de Honra”, que teve início no ano passado em Blumenau e conta com um núcleo em Timbó, oferece na próxima segunda-feira, dia 18, a partir das 19h, a palestra “Desperte sua influência: a força da comunicação assertiva para mulheres empreendedoras”, com a jornalista, palestrante e treinadora, Liliani Bento.
Os encontros do “Mulheres de Honra” ocorrem uma vez por mês, em Timbó e em Blumenau, e têm por objetivo reunir empreendedoras para um café regado a muito networking e uma palestra com tema de interesse das empresárias. “Dessa vez foi escolhido o tema comunicação assertiva, para o núcleo de Timbó, porque percebemos que há muitas mulheres com negócios fantásticos, com potencial de crescimento, mas que, infelizmente, ainda não desenvolveram a habilidade de se comunicar de forma assertiva. Dessa forma, muitas vezes perdem negócios”, enfatiza a empreendedora e idealizadora do projeto, Rafaella Sena Selller.
“Muitas empreendedoras, por insegurança emocional, timidez ou algum bloqueio não conseguem se expressar em público e, mesmo em uma sala com a presença apenas dela e de um possível cliente não consegue se manifestar. Por medo de se expressar ela não consegue apresentar seu produto de forma correta, negociar condições melhores de preço ou até dizer um não para algo que não há negociação.Com isso acabam se prejudicando”, analisa a palestrante. Por isso, segundo a idealizadora do projeto, é tão importante investir em capacitação, principalmente, em comunicação, pois tudo que se faz parte de algum tipo de comunicação.
Muito mais do que uma ideia inovadora, é preciso saber falar de maneira direta e eficiente e essa é uma habilidade que é possível aprender. Para ser assertivo é necessário construir sua comunicação baseada em 4 pilares: lógica, domínio do assunto, objetividade e escuta ativa. Esses pontos e algumas dicas de como melhorar a comunicação, saber dizer não sem ser agressivo, apenas se posicionando, são assuntos que serão abordados durante a palestra. “Não será cobrado pela palestra, apenas uma colaboração simbólica para o café”, explica Rafaella. Garanta sua vaga AQUI.