ColunistasDestaques

Um chamado à responsabilidade coletiva

Em tempos recentes, a vacinação contra a Covid-19 enfrentou um desafio significativo: a desconfiança gerada pela rapidez com que foi desenvolvida. Essa hesitação infelizmente se estendeu a outras vacinas, fazendo com que muitas pessoas negligenciassem a imunização contra diversas doenças. Esse fenômeno tem consequências sérias, especialmente à medida que nos aproximamos do inverno, uma estação marcada pelo aumento das síndromes respiratórias.

Neste contexto, os governos municipais, estaduais e federal estão lançando amplas campanhas de conscientização para garantir que a população de todas as idades esteja protegida contra doenças preveníveis por vacina. É uma medida vital, que requer a colaboração de todos nós para ser bem-sucedida.

O governo de Santa Catarina, por exemplo, está especialmente preocupado com a vacinação contra a influenza, popularmente conhecida por gripe. No inverno, a incidência de doenças respiratórias dispara, sobrecarregando nossos hospitais que já enfrentam uma alta demanda devido aos casos de dengue e de Covid-19. A vacinação contra a influenza é uma barreira essencial para evitar um colapso no sistema de saúde, protegendo não apenas os indivíduos, mas também a comunidade como um todo.

A imunização é um ato de responsabilidade coletiva. Quando nos vacinamos, estamos não apenas nos protegendo, mas também protegendo aqueles ao nosso redor – especialmente os mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com condições de saúde que os impedem de receber vacinas.

É fundamental que todos nós compreendamos a importância de seguir o calendário vacinal e de atender aos chamados das autoridades de saúde. As vacinas disponíveis na rede pública são seguras e eficazes, fruto de anos de pesquisa e desenvolvimento científico. Elas são nossa melhor defesa contra surtos de doenças que podem ser evitadas.

Portanto, neste inverno, e desde já, vale o apelo a cada cidadão catarinense: vacine-se contra a influenza e todas as outras doenças para as quais há vacinas disponíveis pela rede pública. Verifique as carteiras de vacinação de seus filhos, de seus pais idosos e de si mesmo. Contribua para a disseminação da informação correta sobre vacinas, ajudando a combater a desinformação que pode levar ao medo e à hesitação.

Nosso dever como membros de uma sociedade é cuidar uns dos outros. A vacinação é um ato de amor, proteção e solidariedade. Vamos fazer nossa parte para garantir que nossos hospitais não fiquem sobrecarregados e que possamos atravessar o inverno com mais segurança e saúde para todos.

error: Conteúdo Protegido !!